Com o objetivo de fortalecer laços afetivos e proporcionar experiências de convivência familiar e comunitária a adolescentes em acolhimento institucional, o Programa de Apadrinhamento abre inscrições para o Ciclo de Formação do Apadrinhamento Afetivo, que será realizado nos dias 02, 04, 06, 09, 11 e 13 de junho. A iniciativa é voltada para pessoas interessadas em atuar como padrinhos e madrinhas afetivos, com disponibilidade para dedicar tempo e afeto a crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
O Apadrinhamento Afetivo não tem caráter de guarda ou adoção. O foco do programa é a construção de vínculos duradouros e seguros entre padrinhos e adolescentes, oferecendo momentos de convivência e afeto fora do ambiente institucional. Atualmente, cerca de 20 adolescentes estão aptos para receber esse tipo de acompanhamento em Uberlândia.
“Nosso maior desafio é garantir a convivência frequente para adolescentes acima de 12 anos, que são nosso público prioritário. Muitas pessoas ainda têm a expectativa de apadrinhar crianças pequenas, o que torna essencial sensibilizar a sociedade para essa realidade”, destaca Juliano Fernandes de Lima, coordenador do programa.
Durante o ciclo de formação, os participantes conhecerão as modalidades do programa — com ênfase no apadrinhamento afetivo —, os requisitos para participação, e temas ligados à rede de proteção à infância e adolescência. Podem se inscrever pessoas, casais ou famílias com mais de 18 anos, residentes em Uberlândia e que não estejam inscritos no Sistema Nacional de Adoção.
O processo de apadrinhamento é cuidadosamente acompanhado por uma equipe psicossocial, que realiza o pareamento entre padrinhos e acolhidos a partir de perfis compatíveis. Após o “match”, os primeiros encontros são supervisionados e o acompanhamento é constante, com reuniões e visitas periódicas.
“O apadrinhamento afetivo contribui diretamente para o desenvolvimento emocional e social dos adolescentes, reforçando o direito à convivência familiar e comunitária. Essas pessoas se tornam figuras de referência na vida dos apadrinhados, oferecendo cuidado, escuta e presença em momentos significativos”, explica Juliano.
Além de se inscrever para a formação, a sociedade pode se engajar em outras frentes do Programa de Apadrinhamento, como o apadrinhamento provedor, de serviços ou a modalidade “parça”. No entanto, a maior demanda atual é por padrinhos e madrinhas afetivos.
- Datas da Formação: 02, 04, 06, 09, 11 e 13 de junho
- Mais informações: (34) 98402-0984