No Dia Internacional da Dança, vamos entender como a prática reflete no corpo e mente.
No Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Praia Clube reforça seu compromisso em promover saúde, bem-estar e integração social por meio da dança. Com aulas estruturadas para todos os níveis e idades, o Praia se consolida como referência na cidade e região quando o assunto é viver melhor através do movimento.
A ciência comprova que dançar é muito mais do que diversão. Estudos publicados na revista Sports Medicine e conduzidos pela Universidade de Sydney, na Austrália, mostram que a prática regular da dança é tão eficaz quanto outras atividades físicas para a saúde do corpo — e ainda traz benefícios psicológicos e cognitivos únicos. Entre os ganhos estão a melhora da autoestima, o fortalecimento da saúde mental e o estímulo às funções cognitivas, como memória e concentração.
“A dança tem uma contribuição eficaz para quem a pratica, tanto na parte física, quanto na parte emocional. Ela ajuda a melhorar o tônus muscular, a flexibilidade, a coordenação motora, ajuda na melhora da postura e na consciência corporal. Além disso, ela nos ajuda a ter mais foco, disciplina e concentração”, destaca Priscilla Simari, coreógrafa da Cia de Dança Praia Clube.
O contato social, a parceria e o desafio mental proporcionados pelas aulas de dança contribuem diretamente para o bem-estar psicológico dos participantes. Além disso, a dança estruturada — aquela em que se aprendem movimentos e sequências específicas — mostrou resultados superiores à atividade física tradicional no combate à somatização, que é a manifestação física de sofrimentos emocionais.
No Praia Clube, esses benefícios se transformam em realidade todos os dias. Com uma estrutura completa, professores especializados e turmas para diversas modalidades, o clube oferece aulas que combinam técnica, acolhimento e alegria, incentivando a expressão corporal e a construção de laços sociais.
“A dança ajuda a ser uma pessoa versátil. São vários estilos e aprender um pouco de cada um te torna uma pessoa versátil”, complementa a coreógrafa.