Outono e o Aumento das Dores Reumáticas

0

Reumatologista alerta para os cuidados com a saúde articular durante mudança da estação.

Com a chegada do outono e a queda das temperaturas, muitos pacientes reumáticos relatam o aumento de dores articulares e musculares. Isso não é mito: segundo especialistas, o frio e a umidade podem, sim, intensificar os sintomas de doenças como artrite reumatoide, artrose e fibromialgia.

De acordo com o médico Carmo Gonzaga de Freitas, reumatologista pioneiro na região do Triângulo Mineiro e membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, as mudanças climáticas interferem na sensibilidade das articulações e músculos. “No frio, a tendência é de contração muscular, redução da circulação sanguínea e rigidez das articulações, o que pode piorar o quadro clínico de muitos pacientes”, explica o especialista.

Como amenizar os sintomas?

Para manter a qualidade de vida mesmo durante o outono, o Dr. Carmo Gonzaga recomenda algumas estratégias que podem ajudar a minimizar o desconforto mas ressalta que nada substitui o acompanhamento médico regular.

  • Prática regular de atividade física leve a moderada, com orientação médica;
  • Sessões de fisioterapia, focadas em alongamento, fortalecimento e mobilidade articular;
  • Manter o corpo aquecido, inclusive mãos e pés, com roupas adequadas;
  • Adotar uma alimentação anti-inflamatória, rica em frutas, verduras e ômega-3;
  • Evitar o sedentarismo, mesmo nos dias mais frios;
  • Rotina regular de sono e redução do estresse, que impactam diretamente os sintomas da fibromialgia.

Com quase 50 anos de carreira e mais de 45 mil pacientes atendidos, Dr. Carmo Gonzaga de Freitas atende de segunda a sexta-feira no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia (MG). Os telefones para contato são (34) 3236-8344 / 3236-9164.