Fundinho Festival lança bluesCONGADAjazz: um encontro entre musicalidades de origem africana

0

Os vídeos foram lançados dia 26 de março no canal do Fundinho Festival no YouTube

O bluesCONGADAjazz é um encontro rítmico entre o Blues, o Jazz e a Congada, gêneros da mesma matriz – a africana. Desta convergência, nasceu uma ação cultural, que partiu da ideia dos curadores do Fundinho Festival, Jack Will, Marcelo Mamede, Marco Túlio Morais e Maurício Winckler.

A ação consistiu na criação de dois vídeos com shows que foram lançados no canal do Fundinho Festival no youtube desde o dia 26 de março, quarta-feira. Foi lançado também um documentário sobre o processo de criação dos shows, como contrapartida do projeto.

O “Fundinho Festival bluesCONGADAjazz” é realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais e revela-se como um novo produto cultural de Uberlândia.

Além de ser um encontro de células rítmicas, como descreve o músico Jack Will, o intuito é, também, celebrar as duas festas que acontecem no bairro Fundinho em Uberlândia (MG), que contempla o patrimônio histórico-cultural: a Congada e o Fundinho Festival, explica Mamede.

Maurício conta que há muito tempo, ele e Jack vinham estudando as claves rítmicas da Congada. “Já estávamos tocando, fazendo experiências e reconhecendo os diversos ritmos dos Ternos, como Moçambique, Marinheiro, Congo e Catupé, assim como eles melhor se encaixariam com o Blues e Jazz.”.

Para este trabalho, os criadores pesquisaram sobre a música, origem dos gêneros e suas relações. Um importante colaborador foi o historiador e embaixador da Congada em Uberlândia, Jeremias Brasileiro.

“A Congada é composta por diversos ritmos. Por isso, resolvemos chamar o Jeremias Brasileiro para nos ajudar a entender quais Ternos seriam mais apropriados para a gente misturar e fazer esse caldeirão musical”, relembra Marco Túlio.

O embaixador da festa da Congada, Jeremias, revela que foi a primeira vez que vivenciou o encontro do Blues, Jazz, Congada, Congo e Reinado. Para ele, “o projeto é de suma importância e felicidade única para a cidade e, também, para todo o Brasil”.

A Congada de Uberlândia é constituída por 24 ternos ligados à Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, instituição que organiza o festejo, com raízes que remontam ao século XIX.

Músicos de Uberlândia, consagrados na cena do Blues e Jazz, participam deste reencontro, como os do Jack Will Trill e da Black Jack 21, e claro, os percussionistas Anderson Rodrigues, Jeferson Jorge, Maxwel Borges, Wellington Borges, William Santos; e os Capitães dos Ternos de Congada da cidade de Uberlândia: Claudiomiro Ramos da Silva (Moçambique Raízes), Enildon Pereira da Silva (Catupé Azul e Rosa), Eustáquio Marques “Sr. Zezão (Congo Sainha), Jefferson Martins David (Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário); e de Araguari: Jefferson Jorge da Silva Moçambique Branco, convidados para este trabalho.

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Instagram.com/fundinhofestival
Facebook.com/fundinhofestival

Serviço
Lançamento dos shows BLUESCONGADAJAZZ
Data: 26/03/2025
Onde: youtube.com/fundinhofestival

Sobre o Fundinho Festival Jazz e Blues
O Fundinho Festival é realizado pela Moinho Cultural desde de 2017 no bairro em que a cidade de Uberlândia foi fundada, já tendo atingido mais de 68.000 pessoas em suas oito edições, contando com grandes nomes do Jazz e Blues do cenário nacional, incluindo uma atração internacional.