FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS FAZ PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DA SÉRIE “CONCERTOS PARA A JUVENTUDE”, QUE, EM 2025, ABORDA “A ORQUESTRA NOS CONTOS”

Com regência do maestro associado José Soares, Orquestra fará oito concertos gratuitos da série ao longo do ano

0

No dia 30 de março, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais faz a primeira apresentação do ano da série “Concertos para a Juventude”, realizada aos domingos e que, em 2025, irá destacar “A Orquestra nos Contos”, com seus reis e rainhas, heróis e heroínas, criaturas mágicas e muito mais. O primeiro programa destaca as personagens femininas, como Leonora e sua coragem traduzida na Abertura da ópera homônima de Beethoven. Os compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner dão vida ao mundo de lutas de Aida, uma princesa etíope, e das guerreiras Valquírias, respectivamente. E a presença feminina se faz duplamente na música da compositora brasileira Catarina Domenici, que nos leva à história de Anita Garibaldi. Para encerrar a manhã, um conto chinês de muito tempo atrás, que se transformou no filme Mulan, cuja trilha sonora de Jerry Goldsmith será tocada em forma de Suíte. A regência é do maestro associado José Soares. A série “Concertos para a Juventude” é dedicada às famílias e à formação de novos públicos. O concerto é gratuito, com interpretação em libras, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas de Televisão e pela Rádio MEC FM (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ).

 

Os ingressos poderão ser retirados no dia 26 de março, quarta-feira, a partir do meio-dia, pelo site da Filarmônica, www.filarmonica.art.br, limitados a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto, serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.

 

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Mantenedor: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Patrocínio: Instituto Unimed-BH. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Governo de Minas Gerais, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os Concertos para a Juventude contam com o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.

Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais

 

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo os prêmios do júri e do público. No Brasil, conduziu a Osesp, a Sinfônica do Paraná junto ao Balé do Teatro Guaíra, a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. No Japão, regeu as orquestras Sinfônica NHK de Tóquio, New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya. Também conduziu a MÁV Symphony de Budapeste. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Liebreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. No ano anterior, José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais. Em 2025, tem concertos agendados com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Tokyo City Philharmonic, no Japão.

Filarmônica de Minas Gerais                                                                           

Concertos para a Juventude – Orquestra nos Contos

30 de março – 11h

Sala Minas Gerais

Gratuito e com transmissão ao vivo

 

José Soares, regente

BEETHOVEN          Abertura Leonora nº 3, op. 72b

VERDI                        Aída: Marcha Triunfal e Balé

C. DOMENICI        Abertura Anita Garibaldi

GOLDSMITH         Mulan: Suíte

WAGNER               Cavalgada das Valquírias

 

CONCERTO GRATUITO, COM PRESENÇA DE PÚBLICO E TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL DA FILARMÔNICA NO YOUTUBE, PELA REDE MINAS E PELA RÁDIO MEC (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ).

A distribuição de ingressos será feita na quarta-feira, dia 26 de março, a partir do meio-dia, pela internet, no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

 

A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, da Europa, da Ásia e das Américas.

A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 18 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.

Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.

 Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.