Atividade gratuita resgata jogos, cantigas e brincadeiras populares
Em celebração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março, o Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia, preparou para os dias 24 e 27 deste mês, uma Oficina de Brincadeiras voltada para crianças. Inspirada na pesquisa do tradicional espetáculo do grupo, Balaio Popular, a proposta é relembrar e compartilhar jogos tradicionais da cultura popular com os alunos e criar um espaço de convivência e troca entre crianças de todas as idades.
Na oficina, o elenco do Grupontapé conduzirá brincadeiras de roda, jogos teatrais, parlendas, adivinhas, réplicas, danças e cantigas de roda. Segundo a diretora da Escola Livre do Grupontapé e cofundadora do grupo, Katia Lou, além de estimular a criatividade e a imaginação, a atividade também incentiva o desenvolvimento social e emocional dos participantes. “Nós reforçamos a importância do brincar como ferramenta de aprendizado e conexão”, informa.
No dia 24 de março, a Oficina será realizada somente para os alunos do Instituto Nelson Merola, que acontecem na Sociedade Eunice Weaver, no Bairro Lagoinha. Já na quinta (27), o evento será na Escola Livre do Grupontapé (sede do Grupo), localizada na rua Tupaciguara, 471, entre às 8h30 e 10h30 e estará aberto ao público em geral.
Para este dia, serão disponibilizadas 20 vagas, sendo que é necessária a inscrição por meio do formulário do grupo, disponível no perfil @grupontape, no Instagram. “Essa ação garante que mais crianças tenham acesso a essa vivência lúdica e enriquecedora”, reforça Katia Lou.
As oficinas de brincadeiras fazem parte da contrapartida social do projeto Grupontapé 30 anos: Balaio Popular – Circulação Triângulo Mineiro, contemplado no EDITAL LPG nº 09/2023, que possibilitou a apresentação do Balaio Popular em quatro cidades mineiras.
Outras atividades programadas
Além das Oficinas de Brincadeiras, haverá uma programação na Escola Livre do Grupontapé para celebrar o Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo. No dia 25 de março, acontece a Roda de Danças Circulares Sagradas, na sede do grupo, na rua Tupaciguara, nº 471. O evento também é gratuito e tem como objetivo promover conexão e integração por meio do movimento.
Já no dia 26, o espaço recebe o espetáculo “Meu amigo Pedro” da Escola de Teatro Ernane Fernandez, com ingressos à venda pelo Sympla. E, para encerrar a programação, a Escola Livre oferece de forma gratuita a oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo, ministrada por Bernardo Gondim, de Belo Horizonte – MG, a ser realizada nos dias 28 e 29 de março na Escola Livre do Grupontapé.
Ainda como parte da programação, será realizada a palestra vivencial – “Radionovela: expressão imaginativa da voz” em escolas da rede municipal da cidade. A atividade busca aproximar os estudantes da linguagem da radionovela, explorando sua história, técnica e relação com formatos contemporâneos como o podcast.
A palestra é voltada para o público jovem e propõe um mergulho no universo da radionovela, apresentando sua trajetória histórica, especialmente sua manifestação em Uberlândia, além de explorar as possibilidades expressivas da voz.
A atividade acontecerá nas seguintes escolas municipais de Uberlândia: do Bairro Shopping Park (26/03); Professor Mário Godoy (31/03); Professor Eurico Silva (01/04) e Professor Leôncio do Carmo Chaves (02/04).
Além disso, o Grupontapé apresentará o espetáculo Balaio Popular, no dia 27 de março, para os alunos da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, em Uberlândia-MG.
Sobre a Escola Livre do Grupontapé
Com 30 anos de trajetória, o Grupontapé de Teatro é uma referência no teatro brasileiro e sua sede, situada no Bairro Aparecida, na cidade de Uberlândia, constitui-se desde 2001 um espaço de referência para as artes cênicas no Estado de Minas Gerais.
Hoje, o Grupo mantém o espaço por meio de recursos próprios e projetos que viabilizam a realização de atividades que em geral são oferecidas gratuitamente ao público ou com ingressos a preços populares. Segundo Kátia Bizinotto, coordenadora de projetos “manter um espaço teatral traz um custo elevado para o Grupo e por isso, todo apoio é bem-vindo para manter esse espaço em atividade continuada. Esta semana de atividades celebrativas só está acontecendo com a reunião de diversos projetos, em especial o de Manutenção do Grupontapé, que com o incentivo da Start Química por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.”
A iniciativa da celebração do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo reforça o compromisso do Grupontapé com a valorização da cultura popular e a promoção de experiências que unem arte e educação, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.