Com a magia e o encanto das lendas brasileiras, o espetáculo infantil “Os Habitantes do Fundo do Rio” convida as crianças e suas famílias a embarcarem em uma jornada pelas águas misteriosas do Rio São Francisco. A apresentação, que mistura música, dança e conscientização ambiental, traz personagens cativantes e animais da fauna aquática, liderados por Iara, a sereia guardiã dos rios. A montagem terá única apresentação no Aquário Municipal de Belo Horizonte, no dia 23 de março, domingo, às 11h, com entrada gratuita para a apresentação.
O espetáculo “Os Habitantes do Fundo do Rio” é realizado com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A montagem é uma criação da marca O Tubarão Martelo, de Cláudio Fraga, com direção de Carlos Magalhães. “Este espetáculo dá sequência ao meu trabalho, que inclui o projeto O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar, que está completando 10 anos. Trabalhar com a natureza brasileira é uma forma de contribuir para a preservação de nossos ecossistemas. Com Os Habitantes do Fundo do Rio, queremos sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar da água, dos rios e do meio ambiente. Conscientizar as crianças é fundamental para que cresçam com valores de respeito e amor pela natureza, aprendendo a cuidar do nosso planeta desde cedo”, acredita Cláudio Fraga, idealizador do projeto.
Narrado por Iara, que é a Mãe d’Água do Velho Chico, o espetáculo “Os Habitantes do Fundo do Rio” tem duração de 40 minutos. A peça tem início com a história de como o rio nasce e cresce, enfrentando obstáculos e desafios. Em seguida, Iara apresenta uma série de personagens incríveis, todos habitantes do fundo do rio, e seus respectivos papéis na manutenção e beleza dos rios. Entre eles estão o Peixe Cascudo, o faxineiro do rio; a Tartaruga do Rio, uma dançarina viajante que percorre o rio de norte a sul; o Surubim (ou Pintado), um peixe que vive entre as pedras e as algas; o Peixe-Cachorro, com seu nome inspirado no animal doméstico, e a temida Piranha, cujos dentes afiados pedem atenção.
Através de músicas autorais, de Cláudio Fraga, tocadas ao vivo e interações com a plateia, no espetáculo o público aprende sobre o cuidado com a natureza e a importância de manter os rios e oceanos limpos, incentivando a preservação ambiental desde cedo. O espetáculo culmina com uma grande festa onde todos os personagens se reúnem para celebrar a amizade e a vida no fundo do rio, envolvendo o público em uma celebração cheia de cores e sons.
Sinopse
Os Habitantes do Fundo do Rio é uma viagem encantada ao mundo subaquático do Rio São Francisco, guiada por Iara, a sereia guardiã, que nos apresenta a fauna e flora do rio através de personagens cativantes. Junte-se a Iara, o Peixe Cascudo, a Tartaruga do Rio, o Surubim, o Peixe-Cachorro, e a Piranha, em uma aventura musical que ensina sobre a importância da preservação ambiental e o respeito à natureza. Com músicas alegres, danças interativas e tocadas ao vivo, o espetáculo convida as crianças e famílias a mergulharem em um mundo de magia e conscientização.
Ficha técnica:
Idealizador/Criador: Cláudio Fraga / Direção: Carlos Magalhães / Produção: Emanuelle Monteiro / Assessoria de Imprensa: Jozane Faleiro / Atriz: Luísa Leão / Coreógrafo: Jonathan Miranda / Dançarinos: Dudu Sorriso, Clarelis Araújo, Breno Silva, Jonathan Miranda / Contra-Regra: Alex Passos / Assistentes de Produção: Pedro Carvalho, Tatá Bastos.
Serviço:
Espetáculo “Os Habitantes do Fundo do Rio”
Data: 23 de março de 2025, domingo, às 11h
Local: Aquário Municipal de Belo Horizonte – Zoológico de Belo Horizonte – Portaria do Aquário – Av. Antônio Francisco Lisboa, 450, Bandeirantes/Pampulha-BH
Entrada: Gratuita para a apresentação, sujeito a lotação. O acesso ao aquário é pago. Valor: R$ 10,15.
Informações de acesso neste link: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/informacoes/precos-e-horarios