Banda Glasgow9 lança álbum autoral Bipolar com show no Chopperhead Garage

0
Crédito: Diego Gandra

Formado por um publicitário, dois médicos e o ex-guitarrista do Tianastácia, grupo traz rock com pegada surf music, letras reflexivas e ritmo envolvente

No dia 15 de março (sábado), às 20 horas, a banda Glasgow9 sobe ao palco do Chopperhead Garage (rua Cássia, 26, Prado) para lançar seu primeiro álbum autoral, Bipolar. Com influências do rock clássico e surf music, o grupo aposta em ritmos e letras envolventes, que convidam o público a refletir sobre as emoções humanas e as reviravoltas da vida.

Formada pelo publicitário Diego Gandra, na bateria, pelos médicos José Augusto Malheiros (neurocirurgião), nos vocais e na guitarra, e Gustavo Meyer (cirurgião de cabeça e pescoço), nos vocais, baixo e piano, e pelo produtor musical Leo Lachini (ex-Tianastácia), na guitarra, a banda aposta em um repertório autêntico, repleto de metáforas e mensagens poéticas que podem ser interpretadas de diferentes maneiras.

A medicina inspirou Gustavo Meyer a dar o nome de “Glasgow9”, em uma referência à Escala de Coma de Glasgow (ECG), que varia de 3 a 15. Segundo Meyer, a ideia do nome atrelado ao numeral 9, além de ser um estado obnubilado, era também mais sonoro.

O grupo foi fundado há cerca de oito anos na garagem onde hoje é o estúdio da Play, mas se dedicava apenas a releituras de clássicos do rock internacional. A formação original era composta pelo Diego Gandra, José Augusto Malheiros e Gustavo Meyer e por outros guitarristas, também médicos. Com a nova proposta do trabalho autoral, idealizada por Diego Gandra, Leo Lachini assumiu a guitarra, bem como a produção musical. “Ficamos dois anos em estúdio e o Leo produziu todo o disco. Ele ficou entusiasmado com todo o processo de criação, feitura do álbum e a interação e energia da banda”, revela Gandra.

As faixas de Bipolar, que tem como conceito principal a dualidade, já ultrapassaram 40 mil audições no Spotify. Enquanto algumas canções trazem a leveza característica do surf music, outras são intensas, exploram temas mais profundos, sem perder a pegada melódica do rock and roll. Entre os destaques estão “Semana Boa” e “Data Querida”, que trazem uma energia vibrante e nostálgica, inspiradas em reencontros e novas possibilidades.

Compostas por José Augusto, as letras transitam entre a vivência da medicina e as emoções humanas, misturando realidade e poesia. Algumas músicas transformam casos clínicos e rotinas médicas em narrativas simbólicas, como em “João”, que fala sobre doação de órgãos. A dualidade poética, inspirada no cotidiano da medicina, está presente em “Anestesia”, “Morfina” e “Me Espera Aqui”. “Essa combinação entre ciência e emoção faz com que as músicas tenham uma identidade singular e abre espaço para múltiplas interpretações”, ressalta José Augusto Malheiros.

O álbum Bipolar foi gravado no estúdio da Play e está disponível nas plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e YouTube Music. De acordo com Leo Lachini, as plataformas revolucionaram a forma como bandas independentes e iniciantes compartilham sua música, tornando o acesso ao público mais democrático e amplo: “Antes restritos a gravadoras e grandes investimentos, os artistas agora podem lançar suas canções de forma acessível, atingindo ouvintes do mundo todo de maneira simples e direta”, ressalta. Essa facilidade permite que bandas como a Glasgow9 apresentem seu trabalho autoral, conquistando novos públicos e explorando sua identidade musical de forma independente e acessível.

Serviço: Show da banda Glasgow9 – Lançamento do álbum Bipolar
Data: 15 de março, sábado
Horário: 20h
Local: Chopperhead Garage (rua Cássia, 26, Prado)
Ingressos: R$ 25,00
Mais informações: (31) 98430-4996, @chopperhead_garage, @bandaglasgow9