O Grupo Sarandeiros retorna ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes com o espetáculo “Alumiar”. Em uma apresentação única no dia 9 de fevereiro de 2025, às 19h, o grupo celebra as manifestações culturais do boi no folclore brasileiro, integrando a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte.Os podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25, ou nas bilheteria bilheteria do Palácio das Artes.
No espetáculo, 60 dançarinos executam 13 coreografias, e cinco músicos interpretam ao vivo as canções – desde Acalanto, de Dorival Caymmi, até as dos agrupamentos Garantido e Caprichoso, de Parintins. “As manifestações relacionadas ao boi, que ao mesmo tempo assustam e inspiram as festas, ajudam a construir o imaginário coletivo e estão presentes em ocasiões tão diferentes como o Natal, o Carnaval e os festejos juninos”, comenta o professor Gustavo Côrtes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), responsável pela dramaturgia e direção geral de Alumiar. O espetáculo conta com direção artística de Petrônio Alves e direção musical de Tatá Sympa.
O projeto, que estreou em 2023, é uma iniciativa do Grupo Sarandeiros, vinculado à UFMG, e reflete 44 anos de dedicação à valorização e disseminação da cultura brasileira. Desde sua criação em 1980, o grupo une arte, educação e cidadania, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais, como o título de Melhor Grupo no Festival Mundial de Culturas, no Canadá, em 2014.
O grupo carrega em sua história uma relação especial com a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. “Em 2000, o Sarandeiros foi o primeiro grupo de dança a integrar a Campanha com o espetáculo “Profano e Sagrado”, que até então se dedicava apenas ao teatro. A estreia no festival foi histórica para o grupo que hoje acumula mais de 16 turnês internacionais e possui uma projeção como um dos melhores grupos folclóricos do mundo”, conclui Gustavo Côrtes.
Grupo Sarandeiros: Mais de quatro décadas de celebração ao folclore brasileiro
Há 44 anos, o Grupo Sarandeiros desenvolve trabalho educacional e artístico na UFMG. Criado em 1980 pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, na EEFFTO, o projeto tem referência na diversidade de ritmos do Brasil, visando ao ensino, à produção de conhecimento e à extensão nessa área. O trabalho passou a ser coordenado pelo professor Gustavo Côrtes, atual diretor da EEFFTO – gestão 2021/2025, em 1997.
O Sarandeiros tem se destacado no exterior. Fez 16 turnês nos últimos 26 anos, e um dos prêmios mais importantes foi o de melhor grupo no Festival Mundial de Culturas, no Canadá, em julho de 2014. O título era inédito para o Brasil.
O trabalho do Sarandeiros é marcado por aprendizagem, trocas e, acima de tudo, construção de novos conhecimentos, sempre em perspectiva interdisciplinar. É também instrumento de exercício da cidadania e de valorização da cultura brasileira, tem enfoque social e de promoção de saúde, por meio do Grupo Sarandoso (destinado a idosos) e do projeto Dança na UFMG, oferecidos gratuitamente à comunidade. Monografias, artigos e pesquisas são desenvolvidos pelos bolsistas, com temas relacionados à inserção acadêmica e artística da dança e do folclore.
50ª Campanha de Popularização Teatro & Dança
De 3 de janeiro a 16 de fevereiro, a 50ª Campanha de Popularização Teatro & Dança promete contagiar Belo Horizonte, Betim e Contagem com muita alegria e diversão. São 50 anos de tradição, que é a maior campanha de popularização do teatro e da dança do Brasil, fazendo parte do calendário cultural da cidade e celebrando a arte em espetáculos para todas as idades. Mais informações pelo site www.vaaoteatromg.com.br.
SERVIÇO
Grupo Sarandeiros apresenta espetáculo “Alumiar” – 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Data: Dia 9 de fevereiro, domingo, às 19h
Ingressos: adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25, ou nas bilheteria bilheteria do Palácio das Artes.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Local: Grande Teatro Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte
Siga nas redes sociais @sarandeiros
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Sobre os diretores:
Direção Geral: Gustavo Pereira Côrtes
Doutor em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio Doutoral na Université Paris 8 Vincennes- Saint-Denis, França. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bailarino e coreógrafo profissional registrado no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (SATED-MG). Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Docente do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) na Escola de Belas Artes da UFMG e do Mestrado Profissional em Rede em Educação Física Escolar (PROEF) na EEFFTO. Idealizador e organizador do Festival Intercolegial de Danças Populares Brasileiras de Belo Horizonte (FESTFOLK BH). Diretor da EEFFTO (Gestão 2017/2021 e 2021/2025) e diretor geral do Grupo Sarandeiros desde 1997.
Direção Artística: Petrônio Alves Ferreira
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Bailarino profissional registrado no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (SATED-MG). Professor de Educação Física em todos os níveis da Educação Básica. Coordenador do Departamento de Educação Física e supervisor pedagógico do Colégio Santo Agostinho – Contagem. Professor de Danças Populares Brasileiras para crianças e adolescentes em diversas escolas. Professor convidado da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Eleito Melhor Bailarino do 5° Prêmio Sinparc de Artes Cênicas de Minas Gerais. Organizador do Festival Intercolegial de Danças Populares Brasileiras de Belo Horizonte (FESTFOLK BH). Como pesquisador dedica-se aos estudos de Dança, Educação Física Escolar, Gênero e Sexualidade na Educação. É diretor artístico do Grupo Sarandeiros desde 2004, completando 20 anos ininterruptos de atuação no grupo.
Direção Musical: Tatá Sympa
Graduado em canto pela UFMG, cursou também 8 períodos de Regência Coral e Orquestral, tendo finalizado as matérias de Regência Coral. Bolsista desde o primeiro período do curso no Projeto Corais no Campus, foi responsável pela regência do Coral dos Funcionários da Escola de Música, de 1997 ao segundo semestre de 1998. Atuou como regente em diversos concertos dos Coros, inclusive com a participação de pequenas orquestras. Atuou como regente dirigindo a Orquestra sinfônica da escola de música da UFMG no concerto da Sinfonia 104 de Haydn em julho de 2001. Workshop de Interpretação para Regentes e Coralistas, ministrado pelo Maestro Mogens Dahl (Dinamarca), promovido pela FEMICOR e Escola de Música da UFMG, em fevereiro de 1999. Curso de Regência Coral, ministrado pelo Maestro Carlos Eduardo Prates, promovido pela Secretaria de Cultura, em julho de1998. Atualmente é Maestro do coral da Universidade FUMEC e também do Coral do projeto Árvore da Vida. Curso de Formação Musical de nível médio, no Conservatório Mineiro de Música, no período de 1984 a 1986. Está na direção musical do Grupo Sarandeiros desde 2001, tendo participado das principais turnês nacionais e internacionais do Grupo.
Roteiro da apresentação
1- ACALANTO | Referência autoral: Acalanto – Dorival Caymini
2- BOI DE REIS – MG | Referência autoral: Couro de Boi – Chico Lobo
3- BUMBA MEU BOI – MA (INSPIRAÇÃO DE ORQUESTRA) | Referência autoral: Lua Cheia – Companhia Barrica (Boi Barrica)
4- BUMBA MEU BOI – MA (INSPIRAÇÃO BOI DE TAMBORES E MARACÁS) | Referência autoral: Luarada – Heroína do Iguará
5- BOI GARANTIDO – AM | Referência autoral: Nasci pra Ser Vermelho – Boi Bumbá Garantido
6- BOI CAPRICHOSO – AM | Referência autoral: Mil Megatons de Puro Amor – Boi Bumbá Caprichoso
7- SINHAZINHA DA FAZENDA – AM | Referência autoral: Mulher Menina – Canto da Mata
8- BOI BUMBÁ – AM | Referência autoral: Festa da Ilha Encantada – Carlos Batata e Wallace Maia
9- RAINHA DO FLOCLORE – AM | Referência autoral: Realeza Popular – Boi Bumbá Garantido
10- PAJÉ – AM | Referência autoral: A Mística do Pajé – Boi Garantido 2004 – Paulinho Dú Sagrado
11- CUNHÃ – AM | Referência autoral: Muiraquitã – Boi Garantido 2004 – Tadeu García
12- TAMBOR – AM | Referência autoral: Tambor – Ronaldo Barbosa Júnior e Rafael Marupiara
13- MAWACA – AM | Referência autoral: Mawaca – Boi Bumbá Caprichoso
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO GERAL: Gustavo Côrtes
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Petrônio Alves
DIREÇÃO MUSICAL: Tatá Sympa
COORDENAÇÃO DE ENSAIOS: Gerson Carvalho, Luiza Rallo,
ENSAIADORES: Bruna Marchezini, Iago Silva
PREPARAÇÃO FÍSICA: Diego Marcossi
FIGURINISTAS: Telma Rodriguês e Petrônio Alves
FIGURINISTA SINHAZINHA DA FAZENDA: Jane de Almeida Lopes
ADERECISTA: Tiago Quirino
COORDENAÇÃO DE MÍDIAS: João Gatto
ORGANIZAÇÃO DOS FIGURINOS E ADEREÇOS: Ana Maria e Gabriel Diniz (Bolsistas Proex/UFMG)
EQUIPE DE APOIO: Alanis, Ana Maria, Anna Paula, Bia Habaeb, Gabriel Diniz, Luísa Vitória, Raquel Ribeiro, Patrick Alvernaz, Victor Augusto (Bolsistas Proex/UFMG)
DESIGNER E DIAGRAMAÇÃO: João Gatto
ILUMINAÇÃO: Joana D’arc
SONORIZAÇÃO: Diano e Luigi
MUSICISTAS: Tatá Sympa, Marina Gonçalves, Ébano Brandão, Elton Brandi, Rafael Leite
PRODUÇÃO: Diogo Silveira
INTÉRPRETES: Andréia Abreu, Babi Amaral, Brenda Oliveira , Bruna Marquezini, Corina Breyner, Izabela Campos, Larissa Meira, Luiza Rallo, Marcela Silva, Palloma Santos, Raquel Ribeiro, Sophia Mesquita, Alexandre Liparini, Christian Souza, Diego Marcossi, Gerson Carvalho, Gustavo Côrtes, Iago Silva, João Gatto, Pedro Barbosa, Pedro Menegasse, Tiago Quirino, Victor Augusto, Vagner Miranda, Wanderson Dutra.
ESTAGIÁRIOS: Alanis Resende, Ana Flávia Souza, Ana Viana, Ana Polycarpo, Anna Paula Araújo, Bia Habaeb, Carolina Carvalho, Débora Só, Fernanda Tavares, Fernanda Silvestrini, Isadora Silva, Laura Oliveira, Luísa Ayub, Luísa Santos, Luisa Vitória, Marianna Vasconcelos, Maria Luiza Gonzaga, Maria Victória Carvalho, Mônica Xavier, Rafaela Lopes, Raissa Marques, Sophia da Mata, Bruno Balduino, Carlos Hnrique, Felipe Diniz, Filipe Almeida, Gabriel Diniz, Gabriel Galvão, Lucas Almeida, Lucas Âmbar, Patrick Alvernaz, Raphael Monteiro, Theo Cruz, Tiago Pato