quarta-feira, dezembro 11, 2024
InícioComportamentoDo luto mater...

Do luto materno à reinvenção: o projeto de Rafaella Ranulfo que une e empodera mães

Com foco em aliviar o “luto materno”, a jornalista e criadora de conteúdo, criou um projeto que tem como foco juntar mães que buscam se reencontrar após a maternidade

Jornalista, escritora e criadora de conteúdo, Rafaella Ranulfo equilibra com maestria a maternidade, a vida profissional e seus constantes projetos de crescimento pessoal. Com dois livros publicados e especializações que atravessam a comunicação e a psicologia positiva, Rafaella não para de se reinventar.

Desde a juventude, sempre se encontrou no lado artístico da vida. Participou de bandas na igreja, fez teatro e musical por anos e começou a escrever poemas e poesias como forma de externalizar seus sentimentos, sendo esse seu primeiro contato com a literatura.

“O primeiro livro que lancei foi o: Cartas pra um amor de fim de tarde. Ele é o típico diário de uma garota apaixonada. Ele é todo de poesia, é o primeiro projeto que vi saindo do papel”, conta a creator.

Essa ligação com a arte foi uma válvula de escape que a acompanhou em diversos momentos de sua trajetória. No entanto, a transição para a vida adulta trouxe desafios. Com uma vasta experiência profissional, aos 16 anos iniciou sua carreira como jovem aprendiz na área de importação e exportação, mas após a escolha de sua graduação, migrou para a área da comunicação.

O sonho de cursar artes cênicas no Rio de Janeiro deu lugar à escolha de estudar Jornalismo em São Paulo. Durante a faculdade, Rafaella não passou despercebida: foi representante de classe, organizadora do baile de formatura e mediadora ativa entre alunos e professores. Essa postura engajada destacava seu compromisso em construir relações e buscar melhorias no ambiente acadêmico.

Mesmo antes de concluir a graduação, Rafaella já estava imersa no mercado de trabalho. Descobriu sua paixão por redação de entretenimento ao atuar voluntariamente em um site vinculado ao R7, além de escrever para portais especializados no universo sertanejo. Simultaneamente, conciliava dois empregos, o que, apesar da exaustão, a preenchia de realização.

A descoberta da gravidez

No período mais intenso de sua vida universitária, durante o processo de criação do seu  Trabalho de Conclusão de Curso, Rafaella descobriu que estava grávida, o que lhe assustou pois tinha planos de ir embora do país. Apesar das dificuldades, seguiu firme em seus estudos e compromissos profissionais.

A gravidez agitada deu origem a uma nova faceta de sua produção de conteúdo: Rafaella começou a compartilhar sua experiência como mãe, oferecendo um retrato sincero da maternidade e dicas práticas para outras mulheres enfrentarem situações similares.

Hoje, além de atuar como jornalista e ghostwriter (escritora de livros de forma “fantasma”), Rafaella utiliza suas redes sociais para mostrar como concilia as múltiplas demandas da vida.

Como fica a vida após a maternidade?

Com o passar do tempo, percebeu que muita coisa não se encaixava mais e em muitas tentativas de entender o que era, se sentia frustrada. A maternidade não planejada lhe fez refletir sobre inúmeras situações da vida, desde a perda de amigas, até a mudança completa de estilo e com isso, descobriu o “luto materno”.

“O luto materno é basicamente você viver o luto que todos conhecem pela morte, através da gravidez. Pois depois que você gera um bebê, ninguém mais te reconhece como a pessoa que era antes e sim como a mãe de alguém. Nesse processo você perde amigos, perde momentos, deixa de gostar de tantas coisas e na maioria das vezes sofre por essa falta”, explica Rafaella.

Com isso, entendeu que precisava começar a falar sobre o tema e ajudar outras mulheres que estivessem na mesma situação. Com isso, lançou uma campanha no Instagram com um propósito significativo: ajudar mulheres a se reencontrarem após a maternidade.

Pois para ela, ter uma amiga que está passando pela mesma coisa que você é crucial para que você consiga manter a “chama acesa” e ter vontade de continuar e prosperar, pois a intensidade da maternidade pode fazer com que muitas mulheres percam sua essência.

“A ideia da campanha é ser o ombro amigo que eu não tive. Fui encontrar essa pessoa muito tempo depois. E foi aí que eu pensei: se eu vivi isso, porque não ajudar alguém? Esses conteúdos e o projeto que estou montando para 2025, tem esse foco, juntar mulheres que são mães e fazer com que elas se sintam vivas, que elas tenham amigas que passam pelas mesmas situações e que saibam que podem alcançar tudo que tiverem vontade”, conclui.

Com uma trajetória marcada por desafios e superações, Rafaella Ranulfo é um exemplo inspirador. Sua dedicação à família, à carreira e ao bem-estar coletivo reflete o compromisso em transformar sua história em uma ferramenta de empoderamento. Seja nos livros, nos projetos profissionais ou nas redes sociais, ela reafirma a importância de equilibrar sonhos, responsabilidades e a busca pelo próprio lugar no mundo.

 

Sobre Rafaella Ranulfo:

Rafaella Ranulfo é autora de dois livros, formada em Jornalismo e Comunicação Social, pós graduada em assessoria e gestão da comunicação e atualmente está cursando sua segunda pós graduação em psicologia positiva, felicidade e bem-estar. Além disso, é criadora de conteúdo e compartilha sua rotina com a maternidade, em suas redes sociais.

Instagram: www.instagram.com.br/ranulforafaella/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rafaellaranulfo/

 

Postagens Populares

Shopping Multicenter Itai...

Super Carros Alphaville p...

Exposição de Yara Tupynam...

Contrato temporário: dire...

Comentários Recentes