Crescendo com pets: a importância dos animais na infância

0

A interação e a responsabilidade com animais de estimação enriquecem o desenvolvimento infantil

Ter um animal de estimação é o sonho de criança. Quem nunca sonho em ter um cachorro, gato, porquinho da índia, coelho, tartaruga ou peixinho? No entanto, muitos pais se questionam sobre ceder ou não ao desejo dos filhos, pois além do vínculo de carinho e companhia, é preciso muita responsabilidade com a vida de um pet.

O que alguns não sabem, são as vantagens que presentear seu filho pode trazer. Brener Amadeu, professor de Medicina Veterinária da Faculdade Una Catalão, destaca cinco pontos importantes em que os animais de estimação auxiliam no desenvolvimento das crianças.

Ser responsável
Estabelecer um acordo de responsabilidade com seu filho é o primeiro passo. Cuidar de um animal ensina as crianças sobre a importância de cumprir tarefas, ter horários estabelecidos, atender cuidados básicos e específicos de cada ser vivo.

Desvendar as emoções
Fonte de carinho e afeto, os animais também têm emoções e, por isso, a convivência com eles ajuda as crianças a desenvolverem empatia, a compreenderem emoções tanto próprias quanto do outro. Além disso, estudos comprovam que a presença de animais proporciona conforto e alegria, podendo reduzir o estresse e a ansiedade.

Troca entre amigos
Interagir com animais pode melhorar as habilidades sociais, pois as crianças aprendem a se comunicar e a se relacionar de forma mais positiva. Também é possível a troca de experiência entre as crianças, passeios em parques, grupos de convivência.

Desenvolvimento físico e cognitivo
Cada espécie de pet precisa de um estímulo físico diferente e ao atender essa necessidade, o seu filho será incentivado a praticar atividade física, essencial para a saúde e bem-estar de ambos. Já as brincadeiras podem melhorar as habilidades cognitivas, como concentração e resolução de problemas.

Estudar também faz parte
A interação com animais também pode ser uma oportunidade de aprendizado sobre biologia, natureza e comportamento, visto que cada animal tem sua peculiaridade e necessidade. O conhecimento começa desde a hora de escolher qual o melhor pet para se ter no espaço disponível e na faixa etária da criança.