Grupo de teatro mineiro celebra a cultura popular e o meio ambiente com dois espetáculos, neste fim de semana, na cidade do Norte de Minas
A cidade de Grão Mogol, localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, será palco, pela primeira vez, de atividades culturais promovidas pelo Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG. Neste fim de semana, dias 22, 23 e 24 de setembro, o público grão-mogolense terá a oportunidade de assistir aos espetáculos “Balaio Popular” e “Se Liga no Planeta!”, além de participar de oficinas de teatro oferecidas pelo grupo.
O grupo, que celebra 30 anos de história, realizará apresentações gratuitas em instituições de ensino e também no presépio “Mão de Deus”, o maior presépio a céu aberto do mundo — uma das principais atrações da cidade, que reflete sua rica herança cultural e religiosa.
Espetáculos
Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais e um patrimônio histórico inestimável, com raízes no ciclo do diamante dos séculos XVI ao XIX.
As ruas, pavimentadas com o trabalho de escravos e a arquitetura em pedra revelam um passado colonial. A cidade preserva marcos históricos como a Estrada do Barão e é lar do maior presépio ao ar livre do mundo, uma doação do empresário Lúcio Bemquerer, filho da terra.
Esse cenário se torna ainda mais especial para a estreia na cidade do espetáculo “Balaio Popular”, peça teatral que há mais de 20 anos acompanha o Grupontapé, e que fez o grupo de teatro de Uberlândia a cumprir agenda fora do Brasil.
A peça valoriza as tradições culturais e a religiosidade mineira. “É uma oportunidade para toda a comunidade de Grão Mogol desfrutar de cultura, arte e entretenimento voltado para as famílias. Esperamos todos na nossa apresentação. Estamos ansiosos para nos apresentarmos pela primeira vez em Grão Mogol”, finaliza a co-fundadora do Grupontapé e atriz, Katia Lou.
O espetáculo Balaio Popular celebra a cultura popular mineira, com danças e contação de histórias que remetem às tradições do estado.
Dirigida por Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte, a peça tem uma linguagem de teatro de rua e busca destacar a rica religiosidade e os costumes de Minas Gerais.
Sem censura e com duração de 30 minutos, “Balaio Popular” é um convite a todas as idades para mergulharem nas raízes culturais da região.
O espetáculo também será levado para algumas instituições de ensino do município.
Já a peça “Se Liga no Planeta” está voltada para estudantes da rede pública de ensino e aborda a temática ambiental. A apresentação será levada para a ETC – Escola Técnica de Campo.
A apresentação busca conscientizar as crianças, por meio de cenas teatrais e interação com o público, sobre como pequenas ações podem ajudar na preservação do planeta.
Os temas abordados incluem o uso racional dos recursos naturais e o consumo consciente, enfatizando as práticas de reduzir, reutilizar e reciclar, tudo com o objetivo de contribuir para a preservação da vida na Terra.
Apoio
As apresentações e atividades que serão realizadas em Grão Mogol fazem parte do projeto “Se liga no planeta!” – aprovado pela Lei Rouanet – sendo patrocinado pela empresa Minasligas.
Serviço
O quê: Projeto “Se liga no planeta!” – apresentações e oficinas do Grupontapé em Grão Mogol
Programação:
22/09 – Domingo
- 20h – Espetáculo Balaio Popular
Local: Presépio de Grão Mogol – Rua Hilário Marinho, 160
(Domingo – após a missa)
23/09 – Segunda-feira
- 10h e 14h – Espetáculo “Se Liga no Planeta”
Local: ETC Escola Técnica de Campo – Av. Montes Claros, 202
Apresentação para os alunos das escolas Oswaldo Simões e Terezinha Rodrigues - 19h – BATE-PAPO com artistas, produtores e agentes culturais da cidade.
Local: Casa da Cultura – Rua Hilário Marinho, 91
24/09 – Terça-feira
- 07h30 e 10h – Oficinas: Jogos Teatrais e Teatro e Autoconhecimento
Local: Escola Estadual Professor Bicalho – Rua José de Arruda, 150
Atividade voltada para os alunos - 10h20 e 12h40 – Espetáculo Balaio Popular
Local: Escola Municipal José Drumond – Distrito de Vale das Cancelas
Atividade voltada para os alunos