Terapia injetável: entenda o que é e quais são seus benefícios

0
Crédito: Freepik

Médica explica como o tratamento pode melhorar a qualidade de vida

A terapia injetável vem ganhando cada vez mais popularidade por conta dos seus diversos benefícios à saúde. É um tratamento que consiste na administração de diferentes nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos, que podem ser administrados de duas formas: por via intravenosa, quando o composto é injetado diretamente na veia, ou por via intramuscular, quando é injetado no músculo. O método pode oferecer diversos benefícios em situações específicas e em diferentes contextos clínicos.
Segundo a Dra. Ellen Durães, a terapia injetável é indicada especialmente para pessoas que apresentam deficiências importantes de algum nutriente e que precisam de uma correção mais rápida para melhora da saúde e bem estar. “Além disso, é indicada também para quem está com alguma dificuldade em absorver nutrientes, por exemplo, pessoas que estão suplementando e mesmo assim os exames não normalizam”, explica.
“Ainda, muitos indivíduos, em virtude do estilo de vida atual, apresentam disbiose e má saúde intestinal, e, portanto, não conseguem absorver adequadamente os nutrientes. Neste caso também, a terapia injetável pode ser avaliada”, acrescenta a médica.
Porém, a médica nutróloga Ellen Durães alerta sobre a importância de realizar um tratamento individualizado. “Hoje em dia, terapia injetável virou um modismo e uma forma de faturamento financeiro das clínicas. São recomendados protocolos idênticos para diferentes pacientes com promessas de resultados milagrosos. Muitos profissionais prescritores, muitas vezes, não têm o menor conhecimento sobre fisiologia dos nutrientes e reais indicações de injetáveis, e estão comercializando isso de forma irresponsável. Além de não trazer os benefícios que os pacientes esperam, podem causar riscos de toxicidade”, alerta Ellen.
Ao que se refere à composição dos injetáveis, a nutróloga explica que cada paciente tem sua particularidade, de acordo com seus exames e suas queixas. “Um profissional habilitado e comprometido com a saúde dos seus pacientes é necessário para uma prescrição criteriosa. E, obviamente, associar a terapia com bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável é fundamental para que os objetivos sejam alcançados” conclui.