Iniciativa do Sebrae Minas promoveu debates sobre inovações e práticas pedagógicas para transformar o ensino
“O professor tem dentro de si a chave da transformação”, foi com essa frase que Fabrício Carpinejar definiu a essência do trabalho dos mais de mil educadores que ser reuniram na última quarta-feira (4/9), no Educa Uberlândia – Seminário de Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae Minas.
Durante a palestra, Carpinejar não ficou no palco, para evitar distanciamento e degraus entre ele e a plateia. O escritor trouxe reflexões profundas sobre o papel dos professores na educação contemporânea. “O que o Sebrae Minas propõe com a Educação Empreendedora é sensibilizar quanto a mudanças de comportamento, práticas pedagógicas, e qualidade do ensino. Mas, como o educador pode propor ao aluno uma experiência radical de conhecimento, se não está feliz para mudar o mundo? O professor precisa se transformar antes”, completa.
Carpinejar ainda apresentou uma reflexão sobre a identidade do educador que, segundo ele, é multifacetada. “O professor nunca é uma única figura. Ele apresenta vários personagens. Assume vozes e tem essa criatividade de traduzir fórmulas, fatos históricos e geografias. A tecnologia que o professor pode oferecer é a sua presença”, conclui.
Destaque também para a abertura do Seminário, com a apresentação da Orquestra Alexa, formada por 45 alunos do projeto social que atende crianças e adolescentes, em três bairros da periferia de Uberlândia. A programação ainda contou com a palestra do multiartista Álvaro Lages que, de forma lúdica, explorou formas de estabelecer conexão com o outro.
O evento foi um espaço para o compartilhamento de ideias e experiências para elevar a qualidade do ensino. A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, mediou um painel com casos de sucesso de educação alinhada ao empreendedorismo. “O Sebrae Minas trabalha a educação empreendedora há 30 anos. Somente no ano passado, capacitou quase 60 mil professores da rede pública, impactando cerca de 600 mil alunos. Esse trabalho transforma a realidade do estudante, para que ele esteja preparado para fazer a diferença no mercado de trabalho e, também, seja protagonista da vida dele”, analisa.
Abrangência regional
O Sebrae Minas organizou missões partindo de várias cidades do Triângulo para o Educa Uberlândia. Ana Lúcia Rodrigues participou da caravana que saiu de Campo Florido. “O evento provocou uma reflexão sobre a importância de se conectar com o mundo quando se deseja realizar sonhos. E sonhos nunca são impossíveis quando se trata de melhorar a qualidade de vida das comunidades”, destaca.
Para a professora Erica Maria de Freitas, o seminário apresentou informações relevantes para incrementar o relacionamento com os alunos. “A educação empreendedora é uma abordagem inovadora, que está cada vez mais presente na prática pedagógica, e nos ajuda a preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo real”, explica.
O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, destaca que a educação empreendedora vai além de incentivar a criação e gestão de empresas. “O foco é desenvolver habilidades e competências valiosas para qualquer profissional, e essenciais para qualquer carreira e, até mesmo, em situações do dia a dia”, finaliza.