Programa de intercâmbio oferece oportunidade para alunos da rede pública

0

Inscrições são online, terminam no dia 3 e iniciativa pagará passagens aéreas e até despesas com visto.

Participar de um intercâmbio nos Estados Unidos é uma oportunidade transformadora na vida do estudante. Esse tipo de programa oferece muito mais do que a chance de aprimorar o inglês. Ele proporciona uma imersão cultural que expande horizontes, fortalece a autoestima e abre portas para novas possibilidades. Essas oportunidades estão mais próximas para os jovens da rede pública de ensino e oriundos de família com renda máxima per capita de até R$ 2 mil. É que até o dia 3 de setembro estão abertas  as inscrições do Programa Jovens Embaixadores, que vai custear todas as passagens aéreas e até as despesas com o visto de quem for selecionado.

Neste ano o projeto está em consonância com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que em 2025 será sediada no Brasil. O “Programa Jovens Embaixadores 2025 – 30 pela COP 30!” selecionará 30 jovens que estejam engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.

O Coordenador de Projetos Especiais e Especialista Acadêmico da Casa Thomas Jefferson, Frank Couto, explica que esse é um programa que foi criado em 2002 e sempre foi desenvolvido no Brasil com a participação das secretarias de Educação de vários Estados e com instituições sem fins lucrativos como a Casa Thomas Jefferson. “O papel da nossa escola sempre foi apoiar a seleção desses jovens. Atualmente a preparação do programa é realizada pelo grupo Mais Unidos junto com a Embaixada dos Estados Unidos. A Casa Thomas Jefferson, junto com a secretaria de Educação do DF, participa da seleção dos candidatos que vão para a fase final do pleito”, conta.

O público-alvo do programa é formado por jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas, ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. O programa acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro, primeiramente com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, no mesmo local onde ocorrerá o embarque para os EUA.

“O Programa Jovens Embaixadores é muito importante porque, além de propiciar para estudantes que fazem ensino médio em instituições públicas do Brasil a oportunidade de fazer um programa de três semanas nos Estados Unidos, promove o desenvolvimento acadêmico e pessoal, ajuda a melhorar o inglês, a entender melhor o que é a cultura americana e quais são as possibilidades que a cultura americana e a cultura brasileira possuem no desenvolvimento de lideranças jovens”, conta o coordenador. “Depois que esses meninos fazem esse programa, a vida de cada um deles se transforma, pois além de terem mais oportunidades acadêmicas e profissionais, por terem sido Jovens Embaixadores, eles ficam envolvidos em várias das atividades que a própria Embaixada dos Estados Unidos promove”, finaliza Frank Couto.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.

Inscrições do Programa  Jovens Embaixadores
Quando: até 3 de setembro
Informações e inscrições: https://www.jovensembaixadores.org.br/
Edital: https://www.jovensembaixadores.org.br/assets/docs/JE-2025-Edital.pdf