Evento realizado no Granja Marileusa celebra os 136 anos de Uberlândia e os 11 anos do bairro
Cerca de mil atletas profissionais e amadores, com diferentes perfis e propósitos, mas todos com gosto por correr, participarão neste sábado, 31, da 12ª Corrida do Cerrado. O evento esportivo acontece a partir das 7h, no bairro Granja Marileusa, na zona leste, marcando as festividades de aniversário de Uberlândia. Todas as inscrições disponibilizadas foram preenchidas.
Com trajeto dividido entre avenidas do bairro e uma parte dentro da floresta, a corrida contempla as modalidades de 5 km e 10 km, masculina e feminina, e também percursos de 300 m a 1 km para crianças e adolescentes de 5 a 13 anos. Haverá também a inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Todos os participantes receberão medalha e os cinco primeiros colocados nos 5 km e 10 km (masculino e feminino) ganharão troféu e brindes.
Os kits entregues aos inscritos contêm uma camiseta, suco, água e guaraná, pasta de amendoim, ração para pets, entre outros itens. Ao final da corrida, os participantes receberão também um chopp para se refrescarem e entrarem no ritmo festivo.
A 12ª Corrida do Cerrado é dedicada ao pássaro-azul, também chamado de campainha-azul, espécie presente no bioma do bairro e que empresta sua cor vibrante para estampar os materiais do evento. A organização é da Quanta Esportes e Eventos.
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) estarão presentes, dando suporte ao evento, que conta também com o apoio da outras secretarias municipais e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). A Polícia Civil participará com um grupo de atletas que se inscreveram para a corrida.
O industriário aposentado Luiz Gonzaga de Oliveira, de 60 anos, é um dos inscritos para o percurso de 5 km. Será sua primeira experiência em uma corrida. Ele conta que começou a fazer caminhadas há cerca de 1 ano, e agora, após um período de passadas mais intensas, pretende mudar de patamar na atividade física, por meio da corrida. Seu objetivo é o condicionamento físico e os cuidados com saúde e ainda a socialização com os demais participantes.
A publicitária Nilva Letícia dos Santos Tonial, de 28 anos, corre há 10 anos e participa de provas desde 2022, tendo corrido inclusive maratonas e meias-maratonas. Na Corrida do Cerrado, será sua terceira participação. Mesmo com os preparativos para seu casamento, que será em setembro, a atleta não quis ficar fora do evento, mas, desta vez, ela não estará disputando uma boa colocação. “Espero me divertir, me distrair e me conectar com a natureza”, disse.
Evento especial
Desde que foi criada, em 2011, pelo extinto jornal CORREIO de Uberlândia, a Corrida do Cerrado sempre foi realizada no mês de agosto, como forma de celebrar o aniversário de Uberlândia, no dia 31. Este ano, o evento foi marcado exatamente para a data, o que reforça as comemorações pelos 136 anos de emancipação do município, além de celebrar também o aniversário de 11 anos do Granja Marileusa, primeiro e mais completo bairro planejado da cidade.
“Temos um carinho enorme pela corrida, porque pé um produto que criamos lá atrás e fizemos questão de mantê-lo por combinar com os atributos do bairro, de promover zelo pela saúde, entretenimento, convivência entre as pessoas”, disse o diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, José Inácio Pereira.
SERVIÇO
O QUE: 12ª Corrida do Cerrado
QUANDO: Sábado, 31 de agosto
HORÁRIO: Das 7h às 11h30
ONDE: Espaço Ciranda – Av. Floriano Peixoto, 5505 (largadas, premiações e atividades afins)
PERCURSO: Avenidas Lapa do Lobo e Floriano Peixoto e trilha Park Bike (mata)
PROGRAMAÇÃO:
7h – Abertura da arena
7h20 – Alongamento
7h30 – Largada 10 km
8h15 – Largada 5 km
9h30 – Corrida kids
10h – Início da premiação
11h – Apresentação artística e ações de patrocinadores
11h30 – Encerramento