Resultados do primeiro quadrimestre de 2024 mostram que cidade continua trilhando o caminha da alfabetização na idade certa
Nos primeiros quatro meses de 2024, os resultados do Pacto pela Alfabetização em Uberlândia revelam avanços significativos no processo de alfabetização das crianças. Comparado ao mesmo período em 2023, houve um aumento considerável no percentual de crianças lendo, um marco importante para a educação pública da cidade.
As avaliações realizadas no primeiro quadrimestre deste ano mostram que 41% das crianças do primeiro ano estão lendo as primeiras palavras, em comparação com 33% no ano passado. No segundo ano, os resultados também são promissores, com 58% das crianças lendo e interpretando, frente a 53% no ano anterior. Esse progresso reflete o impacto positivo do Pacto pela Alfabetização, uma iniciativa colaborativa que promove uma educação pública de qualidade, começando pela alfabetização das crianças na idade certa, garantindo assim um melhor aprendizado ao longo da trajetória escolar.
Exemplos de sucesso
Algumas escolas em Uberlândia se destacam pelo alto percentual de crianças lendo. A Escola Municipal Eurico Silva, no bairro São Jorge, e a Escola Municipal Antonio Martins da Silva, no distrito de Martinésia, ambas do primeiro ano, registram índices superiores a 80%. Esses resultados são um testemunho do compromisso e da eficácia do programa nas instituições educacionais locais e o empenho de professores, analistas pedagógicos e diretores que fazem acontecer.
Segundo Diêgo Resende Martins, diretor da Escola Municipal Professor Eurico Silva, o Pacto pela Alfabetização é o projeto de maior impacto direto na vida e no futuro das crianças da rede municipal de Uberlândia. “Trazer o Pacto para a cidade foi uma ação de muita coragem. Romper com um ensino tradicional de décadas não foi fácil, mas logo no primeiro ano os resultados já apareceram. O ensino estruturado, o acompanhamento constante, os materiais de excelente qualidade, a eficiência da instrução fônica e as avaliações frequentes fazem com que este projeto tenha resultados extraordinários na alfabetização das nossas crianças! O Pacto é o nosso xodó! Nossa comunidade acompanha tudo com bastante envolvimento e empolgação! Nossos resultados estão crescendo a cada avaliação, e nossos pequenos, cada vez em maior número alfabetizados, têm um futuro brilhante pela frente”, destaca Diêgo.
Participação e impacto
O Pacto pela Alfabetização foi implantando em 2022 na cidade de Uberlândia, e desde então, a evolução é constante. Em 2024 o Pacto pela Alfabetização é aplicado a 11 mil crianças do primeiro e segundo anos do ensino fundamental, distribuídas em 414 turmas de 57 escolas.
“Atualmente, o Brasil alfabetiza entre 50% e 56% das crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. E Uberlândia está à frente nesse processo de alfabetização. Nossa meta é que, até o final de 2024, 70% das crianças estejam lendo ao final do primeiro ano. No segundo ano, queremos que esse mesmo percentual de crianças leia com fluência, compreendendo o que estão lendo. É muito provável que alcancemos essa meta até o final do ano, pois na primeira avaliação os indicadores já superaram nossas expectativas”, destaca Jaqueline Machado, diretora-executiva do Instituto Raiar, organização estruturante do Pacto.
De acordo com Raquel Garcia, presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, responsável por idealizar a implantação do Pacto na cidade, os resultados obtidos nos primeiros quatro meses de 2024 reforçam o compromisso de Uberlândia com a educação de qualidade e a alfabetização na idade certa. “O Pacto pela Alfabetização continua a ser uma força motriz na melhoria dos indicadores educacionais, proporcionando um futuro mais promissor para as crianças da cidade. A dedicação das escolas, educadores e da comunidade é fundamental para manter e expandir esses avanços, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades de leitura e escrita desde cedo. Estamos muito felizes por ver a implantação deste projeto na cidade sendo levada a sério como uma política pública para toda a rede de educação”, afirma Raquel.
Para Fabio Tulio Felippe, presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), entidade co-realizadora do Programa, é fundamental o engajamento de todos para o sucesso que o Pacto pela Alfabetização tem tido na cidade. “A ACIUB entendeu que o programa era necessário e fez todo o possível para reunir forças, investir e fazer com que o programa se tornasse realidade, impactando o presente e o futuro das nossas crianças”, afirma.
Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade, visando alfabetizar todos os estudantes até o segundo ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram no terceiro, quarto e quinto anos, dificultando a continuidade do processo de aprendizagem ou até mesmo excluindo muitos estudantes do contexto escolar.
A implantação do Pacto em Uberlândia está em consonância o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país. A metodologia aplicada faz uso de evidências e acompanhamentos do desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. O programa ainda oferece capacitações aos professores, modelagem de gestão, qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhorias.
Em Uberlândia, a SME estabeleceu parcerias com o Instituto Projeto de Vida (de Uberlândia), co-financiadores do programa que se uniu com empresários, por meio da Aciub, e o Instituto Raiar (de Brasília).
Sobre o Instituto Projeto de Vida
Organização social criada em 2018 como forma prática de dar oportunidades a pessoas, comunidades e escolas através da educação e da disponibilidade de ferramentas e profissionais que auxiliam no desenvolvimento profissional e humano dos beneficiados pelos nossos programas. O IPV tem como foco levar soluções que gerem impacto por onde passar. A mudança de vida, criação de oportunidades e desenvolvimento pessoal e comportamental de cada beneficiado é o que move o instituto.
https://institutoprojetodevida.org