Fundinho Festival 2024 celebra jazz e blues com sucesso de público

0

Evento gratuito reuniu mais de oito mil pessoas na praça Coronel Carneiro

Nos dias 9 e 10 de agosto, Uberlândia recebeu a oitava edição do Fundinho Festival – Jazz e Blues, evento gratuito que ofereceu uma experiência única para todo o público presente. O festival contou com apresentações de dez grupos nacionais, regionais e locais.

Realizado na Praça Coronel Carneiro, o evento celebrou os 136 anos de Uberlândia e destacou um dos maiores patrimônios culturais do município: o tradicional bairro Fundinho.  Sucesso de público, o evento atraiu mais de oito mil visitantes ao longo dos dois dias do festival.

Apresentado pelo Governo de Minas Gerais, Instituto Unimed Uberlândia e Sistema Martins, o Fundinho Festival 2024 teve o patrocínio das cervejarias Benedith e Uberbrau e realização da Moinho Cultural. O evento foi executado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/Governo de Minas Gerais e da Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.

“Queria parabenizar a organização pelo evento maravilhoso. Esse é o terceiro ano que participamos e fazemos sempre questão de prestigiar eventos culturais realizados na cidade. Mas quero elogiar principalmente o fato de terem organizado um espaço especial para famílias com crianças. Tenho dois filhos pequenos, um é autista, e assim que chegamos fomos convidados para sentar. Foi maravilhoso. Ter tranquilidade e aproveitar o festival em um espaço mais tranquilo para estar com as crianças. Elas aproveitaram e nós também”, destaca Rafaela Nunes Mendonça.

“O Fundinho Festival deveria ser estendido, pois dois dias são insuficientes. A estrutura é excelente, muito bem montada, com um capricho notável por parte da organização, resultando em um evento maravilhoso”, ressalta Paulo Roberto Martins Borges, técnico em agropecuária.

“A resposta do público foi extremamente favorável. Em um ambiente seguro, confortável e acolhedor na praça, muitas famílias estiveram conosco desde a primeira apresentação. Foi também a edição com a maior presença de pessoas com deficiência, resultado do investimento em acessibilidade”, enfatiza Marcelo Mamede, coordenador do Festival.

Atrações
O evento contou com dez atrações que mostraram a diversidade do jazz e blues, incluindo Dri Arakake (Discotecagem Jazz e Soul – São Paulo/SP), Sick (Uberlândia/MG), Duo Country (Uberlândia/MG), Ablusadas (Belo Horizonte/MG), Welington Gama – Roda de Choro (Uberlândia/MG), Mocho Rei (Uberlândia/MG), Elias Brazilian Trio convida Fernando Caneca (Uberaba/MG e Rio de Janeiro/RJ), Salamandra Blues Band (Uberlândia/MG), Tiago Martins Trio convida Gabriel Grossi (Araxá/MG e Brasília/DF) e Nanda Moura (Rio de Janeiro/RJ).

Um destaque importante desta edição foi a presença feminina, com 13 mulheres subindo ao palco. Entre elas, a DJ Dri Arakake, Nanda Moura, as integrantes do grupo Ablusadas, Isabela Araújo e Lorraine Albina (na roda de choro) e Monamares Copetti (saxofonista da banda Mocho Rei).

As apresentações seguiram rigorosamente o horário previsto, mantendo a tradição do festival de respeitar tanto os músicos quanto o público e a vizinhança.

Acessibilidade e Vila Gastronômica
Para promover a inclusão, o Fundinho Festival também investiu fortemente em medidas de acessibilidade atitudinal, arquitetônica e de comunicação. O evento contou com vaga exclusiva para embarque e desembarque, área com cadeiras reservadas para pessoas com deficiência, idosos, lactantes e gestantes, intérprete de Libras no palco, audiodescrição ao vivo e banheiros adaptados. Todas as redes sociais do evento utilizaram recursos como legendas descritivas e texto alternativo para as imagens, tornando o conteúdo acessível para pessoas com deficiência visual.

Além das apresentações musicais, o púbico teve a oportunidade de saborear as delícias da Vila Gastronômica, com uma ampla variedade de opções de alimentação e bebidas dos parceiros Alta Sushi, Bali Burguer, Costelada Uberbrau e Chef Marcus Brito, Verona Pizzeria e Senhor Pastel e bebidas das Cervejarias Benedith e Uberbrau, e Ponto & Vinho.

Segundo Marco Túlio Morais, co-idealizador do festival, “além de promover o Bairro Fundinho e a cidade de Uberlândia em todo o país, o Festival se empenha a cada edição para inovar e proporcionar ao público uma experiência musical inesquecível, que demonstra como o Jazz e Blues estão presentes nos mais diversos gêneros musicais”.

Sobre a Moinho Cultural
Fundada há 19 anos, a Moinho Cultural é uma produtora que atende empresas patrocinadoras, agências de Publicidade e de Relações Públicas com a disponibilização de projetos próprios para patrocínio e também criação de projetos sob medida, sempre alinhados às estratégias de comunicação do cliente, gerando entregas de qualidade que favoreçam a visibilidade, fortalecimento e reputação de marca. Além do Fundinho Festival – Jazz e Blues, possui em seu portfólio projetos de sucesso, como:  Cine Família na Praça; Diversão e Arte: Música para Crianças de Todas as Idades; Festival de Inverno da Serra da Canastra; Araxá Festival – Jazz e Blues; e Expresso Literário, totalizando 53 eventos realizados em 23 diferentes municípios, para um público de cerca de 175 mil pessoas.

Sobre o Instituto Unimed Uberlândia
O Instituto Unimed Uberlândia é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu para cuidar da comunidade de forma sustentável, oferecendo oportunidades de desenvolvimento humano. Seus programas dialogam com as frentes de saúde, educação e voluntariado, além do investimento em cultura e esporte, por meio do patrocínio de projetos via leis de incentivos fiscais. Conheça mais em: www.institutounimeduberlandia.coop.br

Sobre o Sistema Martins
O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Conheça mais em: https://www.martinsatacado.com.br

Saiba mais sobre o evento:
www.fundinhofestival.com.br
Instagram: @fundinhofestival
Facebook: Fundinho Festival