A coleção de peças decorativas “Por Onde Anda Sua Cabeça”, da artista plástica Zackia Daura foi inspirada nas expressões populares como por exemplo: Cabeça de Vento; Cabeça Fértil; Cabeça nas Nuvens
A coleção de peças decorativas “Por Onde Anda Sua Cabeça” é o mais novo projeto da artista plástica, Zackia Daura. A coleção foi inspirada em algumas expressões populares usadas no Brasil. “Escolhi as expressões populares: Cabeça de Vento; Cabeça Fértil; Cabeça nas Nuvens; Cabeça de Minhoca; e De Cabeça Pra Baixo, para compor a coleção por serem muito utilizadas em Minas Gerais para traduzir sentimentos e emoções”, explica Zackia Daura.
Zackia diz que as peças foram modeladas em argila, e posteriormente foram fundidas em bronze 85 utilizando a técnica de cera perdida, muito popular na Europa. A coleção “Por onde Anda sua cabeça” está exposta no ateliê da artista plástica em Três Marias (MG), na Rua Copacabana, 80.
Ainda segundo a artista plástica, “a escolha dessas 5 expressões não foi por acaso. Cada uma delas é um convite a imersão para auxiliar no processo de autoconhecimento. Contemplar as peças leva o observador a uma investigação interna que certamente trará novas compreensões e insights sobre si mesmo, o outro e o mundo”.
Expressões populares:
– “Cabeça de vento”- Quando a pessoa está distraída, desatenta, esquecendo tudo e com dificuldade em se concentrar.
– “Cabeça nas nuvens” – Quando se mantem no mundo das ideias, desatenta, sonhando, desconectada da realidade, parece estar em outra dimensão.
– “Cabeça de minhoca ou caraminholas na cabeça” – Trata-se de alguém que está intrigado com algo, desconfiado, imaginando coisas, criando problemas e dificuldades que muitas vezes não existem.
– “De cabeça pra baixo” – Usada para dizer que as coisas não andam bem, estão muito bagunçadas ou fora de ordem, quando se perde a referência do que era conhecido e a pessoa se encontra diante do novo sem saber o que fazer.
– ” Cabeça fértil ou mente fértil” – Utilizada para descrever uma pessoa com grande capacidade criativa e imaginativa, facilidade em encontrar soluções e ter pensamentos originais.
Sobre Zackia Daura
Natural de Patrocínio, reside em Três Marias desde 1985. Com ascendência árabe e italiana, o gosto pela arte e poesia, assim como pelos mitos, símbolos e arquétipos, se incorporam à sua obra. Em junho, em Três Marias, Zackia inaugurou o famoso mito simbólico do rio São Francisco: Minhocão – O Guardião do Rio São Francisco. O evento que foi sucesso de público e de crítica, contou com a presença marcante de ONGs e lideranças em defesa das águas do Rio Sagrado de São Franscisco, e de diversas crianças que foram prestigiar a escritora, no lançamento do seu novo livro: O Menino e o Minhocão.