Assaí investe na parceria com fornecedores locais para levar o “jeito mineiro” às lojas do estado

0

Rede adota a valorização do relacionamento com parceiros locais como estratégia para ampliar participação na região e expandir presença em Minas Gerais.

No cenário regional, traços culturais influenciam na aderência das empresas, sobretudo em Minas Gerais, onde o “jeito mineiro” contribui diretamente nas escolhas de compra. Por esse motivo, o Assaí Atacadista tem investido na parceria com fornecedores regionais e locais para ampliar a sua presença no estado. Em 2023, a rede fechou o ano com 15% dos seus(suas) fornecedores(as) e 21% de marcas oferecidas em lojas vindos da produção regional, e os resultados mostram os benefícios da estratégia.

Esse é o caso do Guaraná Mineiro, marca de refrigerante e de água com fábrica em Uberlândia. Criada há 60 anos, a sua distribuição alcança as lojas do Assaí em Minas Gerais, Goiás e Brasília. “Fechamos a parceria com o Assaí desde a chegada da rede, em Minas Gerais, em 2017, quando começamos a distribuir o nosso produto na então recém-inaugurada loja de Uberlândia. (Em 2023 avançamos no atendimento às lojas de Belo Horizonte e região, Sete Lagoas e Ipatinga e, hoje, contabilizamos o atendimento das 8 lojas do Assaí localizadas em MG)”, conta o Gerente de Contas do Guaraná Mineiro, Glauber Lacerda.

Segundo ele, a parceria com o Assaí é um “ganha-ganha”, pois favorece as vendas da empresa mineira enquanto contribui para a regionalização da marca na população local. “Dentro da nossa operação, as vendas nas lojas do Assaí são muito representativas e estão no top 5 do nosso faturamento. As vendas nas lojas do Assaí também estão entre as que mais crescem, demonstrando um bom potencial de vendas”, comenta o Gerente.

Para que os consumidores conhecessem a marca,  em conjunto com o Assaí Atacadista, a empresa promoveu ações de degustação por um ano nas novas lojas desde o início da parceria, o que permitiu a participação do Guaraná Mineiro na Superminas, evento supermercadista anual promovido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS).  No mesmo ano, a empresa também conquistou o 26º Prêmio Top of Mind Uberlândia S/A, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia e a Celso Machado (ACIUB) na categoria “Refrigerante”, assim como a terceira posição como melhor marca na categoria “Refrigerante” na área II (MG, ES e interior do RJ) da pesquisa de referências de marcas da SA+ Ecossistema de Varejo em 2023.

“Com a nossa forte expansão em Minas, buscamos estreitar o relacionamento com os(as) fornecedores(as) locais de forma a impulsionar ainda mais os seus negócios. Para dar uma dimensão da importância que damos a esse trabalho, 90% dos(as) nossos(as) fornecedores(as) de frutas, legumes e verduras (FLVS) em Minas Gerais, são de produtores(as) e agricultores locais”, conta Murilo Coelho, Diretor Regional do Assaí Atacadista em Minas Gerais.

Desde a primeira loja, em Uberlândia, o Assaí passou uma expansão no Estado. Em pouco mais de um ano, o atacadista dobrou a operação em Minas Gerais, saindo de 3 lojas, no final de 2021, para as atuais 8 unidades – distribuídas nas cidades de Uberlândia, Contagem, Sete Lagoas, Betim, Belo Horizonte e Ipatinga.  Com esse número de lojas, o Assaí é responsável pela geração de cerca de 4 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, localmente. No final de novembro, a Companhia celebrou o seu primeiro ano de atuação na capital, em Belo Horizonte e, para 2024, a previsão é da abertura da primeira loja da Companhia em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

A parceria entre o Guaraná Mineiro e o Assaí continua apresentando resultados para a empresa de bebidas. “Hoje a loja de Uberlândia é o local físico onde mais vendemos. Tanto em volume quanto em faturamento”, conta Glauber. “Em um ano após a parceria com o Assaí, aumentamos as vendas em 57% considerando o volume de hectolitros do nosso mix de refrigerante e crescemos 82% de água mineral no mesmo período”, ilustra o Gerente.

Com os aprendizados adquiridos de quais estratégias funcionam para ressaltar as características culturais da marca, a objetivo, agora, é levar o jeito mineiro às demais regiões do Brasil. Segundo Glauber, a ideia é aproveitar o diferencial da marca: o sabor para conquistar o consumidor de refrigerantes – que preza por esse fator no momento de decisão de compra – e, assim, inserir o seu produto em outros mercados,  levando a presença da gastronomia mineira a diferentes paladares pelo País.

Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) de Cash&Carry/Atacarejo, fundada em São Paulo (SP) e que completa 50 anos em 2024. Atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. Como a 2ª maior varejista do Brasil, alcançou faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 e se tornou a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). Atualmente, conta com 288 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF), e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo uma empresa certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). Em 2023, recebeu diversos reconhecimentos, como o título de marca de varejo alimentar mais valiosa (Interbrand e Brand Finance) e liderança Top of Mind nas categorias “Atacado” e “Supermercado” (Instituto Datafolha). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa unicamente de Cash&Carry negociadas tanto na Bolsa de Valores brasileira (B3 – ASAI3) quanto na de Nova York (NYSE – ASAI). O Assaí é, ainda, o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.