UTIs Humanizadas: como funcionam e qual o impacto para pacientes?

0

Cuidado humanizado oferece benefícios para pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e até para acompanhantes

Unidades de terapia intensiva (UTIs) concentram recursos sofisticados e tecnológicos para atender pacientes que demandam atenção redobrada, eficácia e rapidez no atendimento. Receber a notícia de que uma pessoa querida irá para um leito nesta unidade costuma trazer aflição, mas a internação no local merece ser sinônimo de cuidado intenso e de alta complexidade. Inclusive, para fortalecer essa atenção dedicada a quem ocupa uma destas unidades, práticas de humanização têm representado valiosos ganhos para o tratamento do paciente e conforto dos familiares.

Com a humanização, o propósito é cuidar do paciente de forma integral, além da enfermidade, promovendo um atendimento respeitoso e acolhedor. Nesta prática, a individualidade de cada paciente é muito considerada, o que garante uma assistência personalizada. Além disso, a importância de cuidar de quem cuida também é levada em conta com a humanização na área da saúde, visando oferecer comodidade para quem acompanha o paciente durante seu tratamento.

Diversas práticas vão caracterizar uma UTI humanizada, como explica o diretor técnico da unidade hospitalar do UMC, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, Dr. Thulio Marquez. “Em uma UTI humanizada as ações são voltadas para priorizar o bem-estar e proporcionar acolhimento tanto para o paciente quanto para  quem o acompanha. O contato entre os profissionais de saúde e os indivíduos envolvidos também visa ser diferenciado, buscando envolver o paciente e considerar suas vontades e opiniões acerca do tratamento. Além disso, a atuação de uma equipe multidisciplinar também é um fator necessário nestes ambientes para ir além do tratamento médico, oferecendo cuidado com aspectos emocionais de pacientes e familiares, por exemplo”, comentou o Dr. Thulio.

Na unidade hospitalar do UMC, as UTIs são humanizadas e o especialista cita as ações promovidas que exemplificam como funciona uma unidade de terapia intensiva com essa proposta. “No Hospital UMC temos processos e ações diferenciadas para garantir um acompanhamento humanizado para quem está no local. Nossas acomodações são no estilo ‘quarto’, com leitos individuais, proporcionando mais conforto e privacidade para quem está em tratamento e quem acompanha. Os profissionais de saúde envolvidos no atendimento são multidisciplinares e a equipe inclui psicólogos, por exemplo, para oferecer ajuda especializada no cuidado emocional. Esse time contribui para reduzir sintomas de ansiedade, tanto do paciente quanto dos familiares que chegam muitas vezes preocupados com o fato do ente querido estar sendo direcionado para a UTI, sendo que na grande maioria das vezes esse remanejamento é feito devido à uma maior complexidade do caso, claro, mas não representa uma sentença, e sim um cuidado especial”, explica o diretor.

Além do modelo da acomodação e a atuação de diversos profissionais, uma comunicação clara e efetiva, prontuários e horários de visita diferenciados também fazem parte dos cuidados humanizados. “Os profissionais de saúde sempre propiciam momentos de conversa com o paciente e familiares para esclarecer o que vai acontecer durante aquele período de internação da UTI e também deixam todos os envolvidos a par de cada procedimento a ser realizado ao longo do tratamento médico. Estes momentos também servem para ouvir a família e o paciente, e suas opiniões sempre são consideradas para direcionar os cuidados. Além disso, um prontuário diferenciado também é aplicado para conhecer melhor o paciente, preferências, como gosta de ser chamado, visando um atendimento mais humano e próximo. Outro fator que é característico das UTIs humanizadas no UMC é o horário de visitas estendido para aprimorar ainda mais a experiência dos envolvidos durante esse momento”, destaca o Dr. Thulio.

Benefícios para os pacientes
Tratamento mais eficaz: a comunicação clara e constante entre paciente, familiares e profissionais de saúde é um dos principais aspectos para os cuidados humanizados. Isso vai contribuir para que a pessoa atendida se sinta acolhida e tenha mais liberdade em compartilhar informações que vão contribuir para que o tratamento seja mais eficaz.

Satisfação do paciente: um cuidado humanizado proporciona uma experiência positiva para paciente e familiares, resultando na satisfação dele com o serviço prestado.

Mais confiabilidade: um dos resultados da humanização é a intensificação da confiabilidade entre profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, algo que traz mais segurança no tratamento médico.

Controle de emoções: com a premissa de um cuidado integral ao paciente de alta complexidade, a saúde emocional também ganha atenção da equipe. Isso ajuda para que a pessoa consiga gerenciar melhor as dificuldades enfrentadas ao longo do tratamento com otimismo, minimizando impactos do estresse que a situação pode causar.

Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas&Co. – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com