Casa Thomas Jefferson celebra o mês de história das mulheres com atividades gratuitas

0

Você sabia que o Dia Internacional das Mulheres teve sua origem no movimento operário? Tudo começou em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

Para celebrar toda a história feminina, a unidade da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia, promove nos dias 14, 19, 21 e 22 de março, atividades gratuitas que ensinam os alunos, por meio da língua inglesa, sobre a data que celebra os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia além de aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A gerente da unidade, Vanessa Firmino, explica que cada atividade busca não só lembrar e honrar as conquistas históricas das mulheres, mas ensinar por meio de oficinas e atividades práticas em inglês. “Em uma das atividades propostas os nossos alunos poderão conhecer o lançamento de moedas comemorativas realizadas pela Casa da Moeda dos Estados Unidos que faz homenagem a grandes mulheres da história”, exemplifica a gerente.

Entenda a história
A proposta de tornar a data internacional veio da ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, Clara Zetkin. A primeira celebração foi em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a comemorar a data.
Confira a programação completa que celebra o Woman’s History Month:

Storytime: Women’s History Month
Dia: 14/03
Horários: 10h e 16h
Para celebrar o Women’s History Month, nossos Resource Centers realizarão sessões de storytime dedicadas às mulheres que fizeram história nos Estados Unidos. Animações de livros infantis em inglês.
Classificação: crianças de 4 a 11 anos
Duração: 45 min.

First Steps in VR Experience
Dia: 19/03
Horários: 10h e 16h
Quer aprender a dar os primeiros passos em uma experiência com óculos de realidade virtual de última geração? Participe de uma mini oficina imersiva e experimente o potencial dessa tecnologia. VR Experience em inglês.
Classificação: a partir de 13 anos.
Duração: 30 min.

American Women Quarters Programm
Dia: 21/03
Horários: 10h e 16h
O Programa American WomenWomen’s Quarters celebra as conquistas e contribuições das mulheres dos Estados Unidos com o lançamento de moedas comemorativas cunhadas pela Casa da Moeda dos EUA. Participe de uma oficina com as nossas cortadoras laser, e plotter machine e construa o seu button botton comemorativo.
Classificação: a partir de 12 anos.
Duração: 40 min.

Thomas Human Library
Evento online.
Dia: 22/03
Horário: 19h às 20h.
Thomas Human Library, real stories waiting to be shared online. A Thomas Human Library é um evento gratuito, aberto ao público e com vagas limitadas.
A sessão será conduzida na língua inglesa.
Classificação: a partir de 13 anos.
Duração: 1 hora.

As atividades acontecem em inglês e a programação está sujeita à alteração. A unidade da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia fica na Rua Otília Souza Oliveira, 75, bairro  Morada da Colina.