Oficina Ortopédica da AACD Uberlândia realizou mais de 7 mil atendimentos em 2023

0

Das órteses, próteses e adaptações de cadeiras de rodas entregues, 93% foram via SUS; também é possível adquirir produtos de forma particular no local

Em 2023, a Oficina Ortopédica da AACD Uberlândia realizou 7.382 atendimentos. No local são produzidas órteses (peças que complementam a funcionalidade de um membro do corpo), próteses (peças que substituem integralmente um membro do corpo), coletes e dispensação de meios auxiliares de locomoção, como de cadeiras de rodas para pacientes da cidade e de outros 22 municípios da região.

Periodicamente, esses produtos ortopédicos demandam trocas e a AACD Uberlândia assim as realiza conforme orientação médica e avaliação de especialistas da Oficina. É o caso do paciente Fernando Hudson, de 38 anos, atendido desde 2003 na unidade. Ele já realizou 10 trocas de encaixe e algumas trocas completas da prótese. “Com a prótese eu consigo fazer muitas coisas, sem ela eu não consigo realizar tarefas simples. Por exemplo, com o uso da muleta os movimentos ficam restritos e com a prótese há muitas possibilidades”, comenta.

Fernando integra o grupo de pessoas atendidas via Sistema Único de Saúde (SUS) pela Oficina Ortopédica da AACD Uberlândia. No ano passado, 93% dos atendimentos no local foram nessa modalidade. O restante foram produtos adquiridos de forma particular – toda a receita dessa modalidade de atendimento é destinada à manutenção dos serviços prestados pela unidade.

Quem pode ser atendido pela Oficina Ortopédica
Para os atendimentos via SUS na AACD Uberlândia, as pessoas precisam passar pelo sistema público de saúde, por meio de qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de Uberlândia ou da região e receber o encaminhamento para a AACD. Na unidade, a pessoa passará por uma avaliação geral e será direcionada para o atendimento devido.

Agora, aqueles que desejam ser atendidos de forma particular ou por meio de convênios, precisam de um encaminhamento médico, independente de ser do sistema público de saúde ou não, e podem buscar diretamente a AACD Uberlândia (Rua da Doméstica, 250 – Planalto). Em caso de planos de saúde, é preciso apresentar a carteirinha do convênio além do pedido médico.

Para mais informações, estão disponíveis o telefone (34) 3228-8000 e o site  aacd.org.br/unidades/uberlandia-mg.

Sobre a AACD
A AACD é referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar, corpo clínico especializado e mais de 70 anos de expertise, a Instituição é composta por 1 Hospital Ortopédico, 7 Centros de Reabilitação e 5 Oficinas para entrega de produtos ortopédicos sob medida.

Dos cerca de 800 mil atendimentos anuais, 80% são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS), contudo a tabela de repasse é deficitária. Assim, os valores provenientes de atendimentos privados (convênio ou particular) e arrecadados pela área de captação de recursos são fundamentais na viabilização de um serviço de saúde qualificado e construção de uma sociedade mais inclusiva para que os pacientes possam exercer plenamente a sua cidadania com acesso à educação, emprego e outros direitos essenciais.

Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Maringá (PR) e Maceió (AL). Saiba mais no site.