Projeto Aedes do Bem: Brasal Incorporações é a primeira empresa ao adotar projeto em seus canteiros de obras em Uberlândia

0

O crescente aumento dos casos de dengue em todo o Brasil preocupa a todos e acende um alerta nas empresas, instituições e autoridades. Preocupados em garantir a segurança daqueles que trabalham diariamente em suas obras, a Brasal Incorporações, filial Uberlândia, é a primeira empresa da cidade a implementar, nesta próxima quinta-feira (07), o projeto Aedes do Bem em todos os seus canteiros de obras. O projeto é de uma tecnologia inovadora em que utiliza os mosquitos Aedes aegypti machos – que não transmitem a doença – para controlar a população de fêmeas, as responsáveis pela transmissão dos arbovírus causadores da doença.

Para entender a importância do projeto, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Minas Gerais, somente neste ano, já foram registrados mais de 80,5 mil casos de dengue. Ainda segundo o boletim, Uberlândia já soma mais de 3 mil casos positivos da doença em 2024.

Diante dos dados é preciso estar atento a locais abertos que podem acumular poças de água. Por isso, a Brasal Incorporações mantém uma vigilância constante, seguindo protocolos rigorosos de prevenção ao longo do ano, com medidas intensificadas especialmente durante o período de alerta, como a identificação e eliminação de criadouros do mosquito, além do uso de cloro e água sanitária nos locais onde a eliminação total de água não é viável.

Ao adotar o projeto Aedes do Bem a Brasal Incorporações mostra mais um passo no combate à dengue. O engenheiro de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, Nilson Nogueira, destaca as ações que serão implementadas pela empresa, incluindo a realização de dedetizações periódicas, palestras e treinamentos. “O projeto Aedes do Bem, é uma solução inovadora, sustentável e eficaz para diminuir o número de mosquitos transmissores da dengue, zika, chikungunya e assim não estamos apenas protegendo nossos colaboradores, mas contribuindo para a segurança e bem-estar de toda a sociedade. A Brasal traz impacto real à vida das pessoas.”, afirma.

Para João Carlos de Oliveira, pesquisador e professor da área ambiental da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, o projeto demonstra responsabilidade social e sustentabilidade da empresa, sendo estratégias de promoção da saúde ambiental.”Essa técnica que libera os vetores de machos estéreis, vai fazer parte de um processo de controle de outros vetores e assim vai surtir efeito daqui a um determinado tempo, mesmo que não resolva de imediato, o Aede do Bem é uma tecnologia social que pode contribuir para resolver um problema de saúde ambiental”, explica o pesquisador.

O diretor regional da Brasal em Uberlândia, Sebastião Longuinho, ressalta a importância do projeto Aedes do Bem para a Brasal Incorporações. “Estamos vendo os números de casos de dengue em nossa cidade aumentarem, e o projeto Aedes do Bem vem com o objetivo de colaborar diminuindo os mosquitos transmissores que podem estar em nossos canteiros de obra e assim mantendo a segurança dos nossos colaboradores, e também da comunidade que vive ao redor” destaca.

Além da filial em Uberlândia, o projeto também foi implementado nas outras duas filiais da empresa, localizadas em Brasília e Goiânia, reforçando o compromisso da Brasal Incorporações com os colaboradores e a sociedade em que atua.

Conheça a técnica utilizada pelo projeto no combate ao Aedes Aegypti
A abordagem usada no projeto Aedes do Bem é eficaz e sustentável no combate ao Aedes Aegypti. Isso porque a técnica usada é a de liberar grandes quantidades de machos estéreis – que possuem uma característica modificada em laboratório – em locais de possíveis focos para assim limitar a reprodução da própria espécie, diminuindo o número de fêmeas, que são as que transmitem a doença, na área tratada. Isso é eficaz porque as fêmeas só se acasalam uma vez na vida e quando ela se acasala com um macho estéril, ela não produz descendentes, o que reduz a população de mosquitos ao longo do tempo.

Para saber mais sobre o Aedes do Bom basta acessar o site do projeto www.aedesdobem.com.br

Sobre a Brasal
Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária, produção e distribuição de bebidas, concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.

Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011, quatro anos depois lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia.

Nos seus 20 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 8.500 unidades entregues e em obra, cerca de 1,5 milhão de metros quadrados construídos e R$ 7,3 bilhões em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work), alcançando pela 6ª vez consecutiva a certificação GPTW. Além disso, seu Sistema de Gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQP H/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade. Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio.