Alho roxo Akio: 4 benefícios para a sua saúde

0

Em praticamente todas as culturas, seja brasileira, indiana, americana, russa ou chinesa, o alho é um elemento quase tão importante como sal. Sua forte popularidade se dá tanto pelo sabor quanto pelos benefícios nutricionais que oferece.

Várias evidências científicas mostram que além de saboroso o alho tem ação biológica, sendo um alimento importante para a manutenção da saúde, além de conter nutrientes responsáveis por ajudar a suprir as necessidades diárias dos indivíduos.
O que se destaca em sua composição nutricional são as altas concentrações de zinco e selênio, ambos com propriedades antioxidantes, ou seja, responsáveis por prevenir a oxidação das células do corpo, retardando o envelhecimento precoce.

Além disso, ele possui um composto sulfurado chamado de alicina, que além de dar o forte odor que o alho possui, também contribui com boas características nutricionais, já que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

“A diferença entre o alho branco com o alho roxo vai além de cores e tamanhos. O seu sabor também tem diferenças. Enquanto o alho branco (importado) tem um sabor mais leve e adocicado, o alho roxo nacional é mais intenso, picante, e com muito mais aroma. Fazendo uma comparação para temperar uma comida, por exemplo, 1 dente de alho roxo é o equivalente á 5 dentes de alho branco, no quesito de passar sabores e aromas para o prato. Ou seja, no supermercado, o alho branco tende sempre a ser mais barato do que o alho roxo, porém na hora de utilizá-lo como tempero, você vai gastar muito mais. O que no fim acaba não sendo tão vantajoso assim se for olhar a conta final, sendo que o alho roxo é muito mais econômico”, disse o chef de cozinha e CEO Akio, José Barreto.

A seguir listamos mais alguns benefícios do consumo do alho para a saúde. Confira:

  1. Prevenção de doenças
    O alho é um alimento rico em fitoquímicos, que são compostos bioativos associados à prevenção de doenças degenerativas, incluindo o Alzheimer. Esses fitoquímicos exercem uma influência positiva no metabolismo humano, fortalecendo-o de maneira favorável para a prevenção de doenças desse tipo.
  2. Rico em fibras
    O alho é uma fonte excepcional de fibras dietéticas. O consumo de alimentos ricos em fibras, como o alho, contribui para aprimorar o trânsito intestinal, promovendo a saúde do intestino e prevenindo complicações como a constipação. Além disso, as fibras desempenham um papel crucial na redução do colesterol prejudicial ao organismo, conhecido como LDL.
  3. Baixa caloria
    É baixo em caloria apesar do seu enorme valor nutricional! Uma unidade de dente de alho possui somente cerca de 4kcal, sendo uma excelente opção de condimento na hora de preparar as refeições.
  4. Propriedades expectorantes
    O alho também é benéfico para as funções respiratórias devido às suas propriedades expectorantes, que facilitam a respiração. Por essa razão, esse condimento é frequentemente utilizado no tratamento de condições como bronquite e asma. Então que tal ter em casa um alho de qualidade para dar mais sabor e saúde para o seu dia a dia? Com mais de quatro décadas de experiência no mercado de produtos alimentícios, a Akio é uma empresa que se destaca pela excelência em todos os aspectos de sua operação, desde a produção até o atendimento ao cliente. Os alhos da Akio são uma excelente opção: basta escolher a sua forma preferida, seja pura, triturada ou crocante.