É tarde para aprender inglês?

0

Quem nunca se pegou pensando se é tarde para começar a aprender um novo idioma? Dúvidas como: “Eu ainda tenho capacidade de aprender?” ou “Será que vai ser útil para algo dentro da minha realidade?” No caso do inglês, a resposta é “sim”. O idioma está presente em nossas vidas nos mínimos detalhes. Está nos filmes, nas músicas, nas redes sociais, nas expressões do nosso dia, e também no ambiente de trabalho. O fato é que seja para estar ligado nas evoluções globais ou até para viajar e conseguir se comunicar, o conhecimento da língua inglesa é fundamental.

Por isso, diante das inúmeras dúvidas que surgem e podem inibir as pessoas de darem o primeiro passo rumo ao estudo da língua inglesa, listei alguns argumentos. O objetivo desta provocação é tirar cada um de nós da famosa “zona de comodidade” e nos levar à reflexão. Vamos lá?

Estou velho demais para aprender uma segunda língua?
É fato que quanto antes a pessoa iniciar os estudos, melhor. Mas aprender um novo idioma pode acontecer em qualquer idade. Neurologistas e linguistas afirmam que o cérebro responde de forma semelhante a um músculo, que deve ser estimulado. Então, o aprendizado de línguas é uma das formas mais bem-sucedidas de treinamento do cérebro. Por isso, aprender inglês também garante que você tenha sua memória fortalecida, seja mais criativo e tenha mais facilidade nas tomadas de decisões, além de garantir mais chances de envelhecer com saúde.

A gramática da língua inglesa é difícil?
É exatamente o contrário. Enquanto o vocabulário e a pronúncia podem às vezes ser um pouco desafiadores de aprender, a gramática é muito mais fácil do que a de outras línguas. Quer ver só: existem apenas dois gêneros, apenas um tipo de artigo definido e indefinido. É muito fácil conseguir bons conhecimentos práticos de inglês. Aos poucos, com a leitura de livros, escutar músicas, é só questão de tempo para aumentar o vocabulário e melhorar a pronúncia.

Aprender inglês não vai mudar nada no meu trabalho?
Esse é um engano. Ter no currículo um segundo idioma, além do nativo, é uma das principais formas de se destacar em meio aos concorrentes. O inglês é o idioma estrangeiro mais usado em todo mundo.  Uma pesquisa do British Council* aponta que apenas 1% da população no Brasil é fluente em inglês. Para quem sabe bem o inglês, as portas do mercado se abrem com:

  • Maiores salários;

  • Ofertas de emprego;

  • Cargos de liderança.

Além disso, é importante escolher uma escola que ofereça a melhor metodologia de ensino, experiências singulares de aprendizagem e, sobretudo, um  ambiente acolhedor e estimulante.

https://noticias.r7.com/educacao/brasil-tem-1-da-populacao-fluente-em-ingles-01062022