CooperaEduca, da Unicred Aliança, capacita mais de 2.300 crianças em 24 cidades

0

No período de 30 de outubro a 30 de novembro, a Unicred Aliança promoveu a edição 2023 da ação educativa “CooperaEduca” em 24 cidades, impactando mais de 2.300 crianças entre 6 e 8 anos. A iniciativa, voltada para instituições públicas, escolas, creches e ONGs, teve como objetivo principal disseminar conhecimentos sobre Cooperativismo, Educação Financeira e Ambiental.

Cada cidade participante escolheu uma instituição pública e, durante o mês de novembro, trabalhou intensivamente com as crianças, abordando temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico responsável.

As atividades propostas foram diversas, incluindo a exibição do filme “Cooperar e poupar também é coisa de Criança”, rodas de conversa interativas, livros com atividades educativas e práticas relacionadas ao uso consciente do dinheiro. As crianças foram incentivadas a refletir sobre suas atitudes, conceitos iniciais sobre os temas propostos e a importância de cooperar, economizar e preservar o meio ambiente.

De acordo com Cíntia Xavier Andrade Coutinho, Head de Pessoas da Unicred Aliança, o projeto envolve o time de colaboradores, que vai até as instituições e conversa com as crianças. “Esse ano foi especial porque além de falar sobre o cooperativismo e educação financeira, falamos também que eles podem sonhar com o futuro, o que eles querem ser quando crescer. Abrimos um leque de oportunidades para mostrar eles podem ser o que eles quiserem”, diz Cíntia.

A rodada de conversa envolveu perguntas instigantes, como “O que vocês entendem por cooperar?” e “Como vocês utilizam seu dinheiro?”. O diálogo se estendeu também para questões ambientais, com destaque para a necessidade de cooperação com o meio ambiente, promovendo bons hábitos, consumo consciente de recursos e práticas de reciclagem.

Além disso, foi ressaltada a importância do estudo e do trabalho para alcançar os sonhos. As crianças foram incentivadas a pensar sobre suas aspirações futuras, reforçando a ideia de que cada profissão desempenha um papel fundamental na sociedade.

Ao final das atividades, foram entregues brindes como forma de incentivo e reconhecimento pela participação ativa das crianças nas ações propostas pela CooperaEduca.

“Explicamos que para alcançar nossos sonhos, é preciso colocar, desde hoje, como se fosse em um cofrinho, os estudos, a dedicação, a obediência aos pais, e que isso os levará ao sucesso profissional e familiar. As crianças ficam muito felizes com o carinho que recebem, e mais do que as crianças, a cooperativa ganha, nós crescemos muito com as histórias de cada uma. Acreditamos que não foram apenas 2.300 crianças, mas que foram 2.300 famílias que foram impactadas com o projeto”, avalia Cíntia.

A Unicred Aliança reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável, promovendo ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais consciente e colaborativa.