Cooperado Unimed Uberaba chama atenção para Janeiro Dourado

0
O Dr. José Martins afirma que a avaliação protege a saúde do atleta e que o Laboratório e Clínica de Imagem Unimed estão preparados para a realização dos exames que porventura sejam prescritos

Campanha visa alertar as pessoas para que façam avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios físicos

A campanha nacional Janeiro Dourado joga foco sobre a importância da avaliação médica antes do início da prática esportiva. O cooperado Unimed Uberaba, Dr. José Martins Juliano Eustáquio, médico do Esporte, afirma que a realização de exercícios, associada com qualquer tipo de dor, é sinal de preocupação quanto à existência de alguma patologia sistêmica. “É preciso investigar, e as duas unidades da Unimed Uberaba, Laboratório e Clínica de Imagem, têm potencial e suporte para oferecer aos atletas e esportistas qualquer exame que porventura sejam prescritos.”

O médico, que também é ortopedista, traumatologista e cirurgião de joelho, acredita que para o atleta profissional ou semiprofissional, devido principalmente ao grande volume de treinos e de competições, a dor torna-se um sintoma fisiológico que, na maioria das vezes, não é investigada, apenas tratada.

Achados clínicos que surgem ou são agravados com a prática de exercícios, como taquicardia anormal ao esforço, dispneia, tonturas, síncope ou pré-síncope, cefaleia de forte intensidade, dentre outros semelhantes, de acordo com o especialista, são sinais de gravidade indicando a necessidade de procurar profissional médico.

Com apoio do então vereador professor Alan Carlos, o Dr. José Martins conseguiu que o projeto Janeiro Dourado fosse instituído como lei no município de Uberaba, em 2018.

O doutor, que é diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), destaca que a campanha tem o objetivo de incentivar a prática segura de exercícios físicos, por meio de um acompanhamento multiprofissional, visando proteger a saúde do esportista.