Projeto Irmão Noel fortalece laços de solidariedade entre estudantes

0

No espírito natalino de solidariedade e empatia, o Gabarito Educação está prestes a realizar a terceira edição do projeto “Irmão Noel”, uma iniciativa que visa promover a troca de vivências entre alunos de escolas públicas e da própria escola. Sob a liderança do professor Julio Abdalla, idealizador e mantenedor do Gabarito, o projeto busca consolidar o pilar pedagógico da formação de alunos cidadãos, conscientes de seu papel no mundo.

O projeto funciona da seguinte maneira: alunos de escolas públicas escrevem cartas compartilhando um pouco de suas histórias, abordando aspectos familiares e escolares. Essas cartas são adotadas por estudantes do  Gabarito, criando um vínculo fraterno entre eles. A iniciativa visa não apenas promover a empatia, mas também gerar reflexões para a formação de crianças e jovens conscientes da importância da solidariedade.

Segundo Julio Abdalla, a experiência proporcionada pelo projeto vai além de um simples gesto de caridade: “a cada ano, nossos estudantes saem desses encontros transformados, prontos para ter uma visão de mundo ampliada, e com pensamentos que refletem diretamente nas escolhas de suas futuras carreiras e sobre o papel que desejam desempenhar no mundo”.

A coordenadora adjunta do Gabarito, Yane Yasmin Carvalho Gomes, destaca que a ação teve início em 13 de novembro, quando o projeto foi apresentado aos estudantes. A partir da sensibilização, os alunos puderam escolher uma criança das escolas públicas para presentear. O processo inclui a leitura da carta recebida, a escolha do presente e, posteriormente, a entrega nos dias 8 e 14 de dezembro.

A campanha interna nos colégios é fundamentada na promoção do espírito fraterno e de solidariedade. Estudantes voluntários e a equipe pedagógica irão às escolas escolhidas, como Emílio Ribas, Antonino Martins e Sobradinho, para entregar os presentes. Espera-se presentear cerca de 270 crianças. Além disso, está prevista a realização de peças teatrais, mensagens e atividades sociais, para fortalecer os laços entre os alunos.

Yane Yasmin destaca a importância da ação: “por meio desta iniciativa, almejamos promover a solidariedade, sensibilizando os estudantes e mostrando a realidade de crianças carentes. Nosso desejo é integrar nossos estudantes a alunos de escolas públicas, numa relação fraternal e de partilhas, promovendo integração, solidariedade, compartilhamento, amizade e o verdadeiro espírito natalino de fraternidade”.

Com a terceira edição do projeto “Irmão Noel”, o Gabarito Educação reafirma seu compromisso não só com a excelência acadêmica, como também com a formação de cidadãos conscientes e solidários, prontos para fazer a diferença em suas comunidades e no mundo.