São Gonçalo do Rio Abaixo recebe ações formativas do Grupontapé

0

Cia. de teatro de Uberlândia realizará oficina e seminário na cidade.

O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, chega a São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro deste ano, com o projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”. A cidade faz parte da lista de 11 municípios brasileiros que recebem essa ação. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários. Em Minas Gerais, o grupo passará por: Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás, Ipameri e em São Paulo, Santos.

O projeto reúne um conjunto de atividades artístico-culturais com espetáculos de diferentes linguagens e atividades formativas do repertório do Grupontapé, todos gratuitos e voltados para diferentes públicos.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a programação conta com a oficina: “Teatro e Autoconhecimento” e o Seminário “A Cultura do Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”. A oficina será realizada nos dias 31/10 e 01/11, das 14 às 16 horas, na sala Multiuso do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo; já o seminário, no dia 31/10, às 19 horas no auditório do mesmo centro cultural. As inscrições podem ser feitas pelo link que está na biografia do perfil do Instagram do Grupontapé (@grupontape) e são gratuitas.

Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano-meio ambiente.

Cada cidade visitada terá uma programação própria, montada a partir do diálogo com agentes culturais locais, cumprindo a missão do Grupo que é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.

No repertório, o grupo de Uberlândia leva na bagagem os espetáculos: Tempo de Águas, Balaio Popular e Consciência Positiva; o seminário com o tema “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”; as oficinas: Teatro na Sala de Aula, Teatro e Autoconhecimento, Jogos Teatrais e Radionovela; e, como contrapartida social, a palestra “Arte e Trabalho” com a doação de exemplares do livro que conta sua trajetória: “Grupontapé  – A construção de uma maioridade”, escrito pelo ator e diretor Eduardo Moreira.

Apoio
O projeto tem o patrocínio da empresa TS Tech Brasil Ltda. e o Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi selecionado através da “Chamada Instituto Cultural Vale 2022” que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal. Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A; Usina Uberaba; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda.; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Maqnelson Agrícola Ltda. e Nativa Agronegócios & Representações Ltda.

Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. “É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura”, comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.

Programação para São Gonçalo do Rio Abaixo  – confira também em nossas redes

OFICINAS
Teatro e Autoconhecimento
Propõe a experimentação, por meio de expressões cênicas e de autoconhecimento, jogos e exercícios fundamentados no estudo da Psicologia Positiva e em Técnicas Teatrais, com foco em desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, cognitivas, pessoais e em grupo.
Público: jovens interessados
Data: 31/10 e 1/11
Horário: 14h às 16h
Local: Sala Multiuso do Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo
Rua Henriqueta Rubim, 57 – Centro
Inscrições gratuitas – link na bio @grupontape no Instagram

SEMINÁRIOS
Seminário “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Objetiva apresentar a dimensão da cultura como grande aliada de um modelo de desenvolvimento mais humano e economicamente fundamentado nas vocações e na capacidade criativa no momento em que novas âncoras de convívio social, humano e ambiental se estabelecem, tendo em vista as radicais mudanças que se anunciam em relação a natureza do trabalho, mudanças climáticas e uso de novas tecnologias.
Público: Artistas, produtores, gestores, empreendedores e interessados.
Data: 31/10
Horário: 19h
Local: Auditório Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo
Rua Henriqueta Rubim, 57 – Centro
Inscrições gratuitas – link na bio @grupontape

Serviço:
O quê: Projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Quando: 31/10/2023 e 01/11/2023
Onde: São Gonçalo do Rio Abaixo