Negra Li, Drica Divina, Flay, Carol Novaes e Bárbara França falarão sobre a beleza natural e a pluralidade das brasileiras. Valorizar o autocuidado, a autoestima, a igualdade de gênero, a sexualidade das mães e o direito à imperfeição são alguns dos temas tratados pelas influenciadoras digitais que irão divulgar os lançamentos da empresa até o final do ano
Quando a advogada Adriana Marberger, 53 anos, decidiu dar dicas de beleza não imaginava como impactaria a vida de pelo menos meio milhão de seguidores que acompanham sua página no Instagram. Agora conhecida como Drica Divina, será a primeira das cinco influenciadoras escolhidas pela AKMOS, holding mineira do segmento de bem-estar e beleza, para a campanha nacional pela beleza natural que fomenta a pluralidade da mulher brasileira.
Até dezembro, Drica Divina, Negra Li, Flay, Carol Novaes e Bárbara França, que abordam temas relevantes para a sociedade como autocuidado, a autoestima, a igualdade de gênero, a sexualidade das mães e o direito à imperfeição serão as porta-vozes dos lançamentos da AKMOS no Instagram oficial da empresa, @serakmos, e em eventos presenciais.
A estratégia foi desenvolvida por uma equipe predominantemente feminina. 65% da empresa, comandada pela CEO Carolina Saraiva, é composta de mulheres. Para ela, é fundamental que toda a inteligência do segmento de marketing multinível contemple o universo feminino e a diversidade, já que as mulheres são também maioria à frente da revenda dos produtos Akmos em todo o Brasil. “Como empresária, mulher e mãe sei dos desafios que encontramos tanto no mercado de trabalho quanto no exercício diário do feminino. Não é simples encontrar produtos para a multiplicidade de tipos de belezas, organismos e potencialidades porque nossa natureza é múltipla.
Então, investimos pesado para desenvolver os melhores produtos e convidamos essas mulheres maravilhosas para inspirarem nossas empreendedoras e clientes a se cuidarem e a se amarem como são. Todos os dias, porque nossa beleza natural merece ser cuidada e contemplada”
Mais que uma impressão, uma demanda de consumo. Os brasileiros estão buscando o autocuidado para se sentirem bonitos, como revelam duas pesquisas realizadas pelo Google e Offerwise em maio de 2023. O país é o terceiro maior consumidor dos setores no Google, o que resulta no aumento de 7% a 14% ao ano nas buscas dentro da plataforma. Sete em cada 10 brasileiros afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentirem bem, independentemente da opinião dos outros.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil.
Para @drivadivina, ser influenciadora, além de um negócio rentável, serve como espaço de pertencimento e diálogo para mulheres maduras.
“Eu não me sentia contemplada nas redes sociais ou pela maioria das marcas porque havia poucos produtos e pessoas da minha idade falando sobre beleza madura. Quero ter minha idade, com a beleza que tenho e do jeito que sou. Então, decidi testar os produtos disponíveis e falar eu mesma desse assunto. E uso minha página para tratar da beleza aos 40, 50, 60, 70.”, defende a influencer.
Já a cantora Negra Li, conhecida por sua carreira para combater o racismo e da voz e vez da mulher negra na sociedade, reflete sobre a relevância de iniciativas como as AKMOS. “Sou uma cantora negra felizmente reconhecida e com poder de fala, o que conquistei depois de muita luta e trabalho. Por isso, uso minha carreira para dar voz a mulheres que se sentem representadas por mim. Iniciativas que zelam pela beleza natural e diversidade são muito importantes para a transformação cultural. E eu quero usar este espaço para enaltecer os cuidados com o bem-estar da mulher negra”, comenta Negra Li.
Já a cantora e ex-BBB Flay, vencedora do The Masked Singer Brasil, que em suas redes aborda as exigências de perfeição do corpo e da sexualidade materna, também foi escolhida cuidadosamente pela Akmos. Sua beleza jovem, somada ao seu talento e à responsabilidade por criar um filho sem perder autonomia para fazer o que desejar com o corpo foi o que chamou a atenção da empresa. Segundo Flay, a maternidade chegou como um desafio, não apenas no âmbito pessoal, mas em todas as outras áreas de su a vida: “Não só como mãe, mas também como mulher, cantora, irmã, como filha, nordestina, maternar é um processo intenso que faz a gente querer evoluir em todas as áreas da nossa vida”, destaca a cantora.
Já a advogada Carol Novaes, participante do reality show “Casamento às Cegas”, tem falado das questões de gênero à luz do direito e incentivando suas seguidoras a debaterem o assunto. Ela comenta que o acesso a informações sobre leis e direito da mulher ajudam no empoderamento feminino. “Sigo sendo essa pessoa apaixonada. Pelo amor, pela justiça, pelos direitos das mulheres e pela beleza que cada uma de nós tem individualmente. Por isso, o convite da AKMOS faz todo sentido pra mim. Vai ser um prazer estar nesse casamento nem o pouco às cegas” brinca Carol Novaes.
Para a atriz a jornalista Bárbara França, a forma de relacionar com a beleza deve ser algo sempre em construção. Por diversas vezes, ela abriu mão de padrões estéticos em nome de sua atuação. “Vivo visceralmente meus papéis. Já tive que perder muito peso para incorporar personagens. Eu acredito que isso me deu abriu mais para a sororidade e empatia. Estar em um lugar diferente no olhar da minha própria beleza é um passo interessante. E legal compartilhar isso com mais de um milhão de pessoas que me seguem” comenta a artista.