Grupontapé leva espetáculo e ações formativas a Nova Ponte-MG

0

Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, chega à Nova Ponte-MG, nos dias 03, 04, 05 e 10 de outubro, com o projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”. A cidade faz parte da lista de 11 municípios brasileiros que recebem essa ação. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários. Em Minas Gerais, o grupo passará por: Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás, Ipameri e em São Paulo, Santos.

O projeto reúne um conjunto de atividades artístico-culturais com espetáculos de diferentes linguagens e atividades formativas do repertório do Grupontapé, todos gratuitos e voltados para diferentes públicos. Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano-meio ambiente.

Cada cidade visitada terá uma programação própria, montada a partir do diálogo com agentes culturais locais, cumprindo a missão do Grupo que é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.

No repertório, o grupo de Uberlândia leva na bagagem os espetáculos: Tempo de Águas, Balaio Popular e Consciência Positiva; o seminário com o tema “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”; as oficinas: Teatro na Sala de Aula, Teatro e Autoconhecimento, Jogos Teatrais e Radionovela; e, como contrapartida social, a palestra “Arte e Trabalho” com a doação de exemplares do livro que conta sua trajetória: “Grupontapé  – A construção de uma maioridade”, escrito pelo ator e diretor Eduardo Moreira.

Apoio
O projeto tem o patrocínio da Usina Uberaba S/A e o Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi selecionado através da “Chamada Instituto Cultural Vale 2022” que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal. Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda.; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Maqnelson Agrícola Ltda.; Nativa Agronegócios & Representações Ltda e TS Tech Brasil Ltda.

Em Nova Ponte, o projeto conta com a colaboração da Prefeitura Municipal; Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura; Câmara Municipal e Escola do Legislativo.

Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. “É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura”, comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.

Programação para Nova Ponte-MG – confira também em nossas redes
DIA 03/10
PEÇA TEATRAL “CONSCIÊNCIA POSITIVA”
Horário: 19h00
Local:  E.M. São Miguel – R. Miguel José Pontes, 584 – B. São Francisco

O contexto do universo laboral revisto desde os tempos das cavernas até o avanço tecnológico. De forma lúdica e informativa, a peça evidencia a importância de se manter um comportamento seguro e, com o foco no bem-estar, desenvolver uma consciência positiva.
Texto e direção: Katia Lou
Elenco: Grupontapé
Duração: 50 minutos
Indicação livre
Entrada Franca

DIAS 04 e 05/10
OFCICINA “TEATRO E AUTOCONHECIMENTO”
Horário: 13h30 às 16h30
Local: E.E. Josias Pinto – R. Prof. Djalma Alvarenga de Oliveira, 901 – Centro
Público: Alunos da E.E. Josias Pinto
Propõe a experimentação, por meio de expressões cênicas e de autoconhecimento, jogos e exercícios fundamentados no estudo da Psicologia Positiva e em Técnicas Teatrais, com foco em desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, cognitivas, pessoais e em grupo.
Público: Jovens e adultos interessados.

DIA 10/10
SEMINÁRIO “A CULTURA E O AMANHÃ – CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO”
Data: 10/10
Horário: 18h30
Local:  Câmara Municipal de Nova Ponte – Praça dos Três Poderes, 46 – Centro
Inscrições gratuitas: link na bio do @grupontape, no Instagram

Objetiva apresentar a dimensão da cultura como grande aliada de um modelo de desenvolvimento mais humano e economicamente fundamentado nas vocações e na capacidade criativa no momento em que novas âncoras de convívio social, humano e ambiental se estabelecem, tendo em vista as radicais mudanças que se anunciam em relação a natureza do trabalho, mudanças climáticas e uso de novas tecnologias.

Público: Artistas, produtores, gestores, empreendedores e interessados.

Serviço:
O quê: Projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Quando: 03, 04, 05 e 10 de outubro de 2023
Onde: Nova Ponte-MG