Hospital UMC realiza primeira cirurgia robótica torácica em paciente infantil da região

0

Procedimento é inédito no interior de Minas Gerais e realização da cirurgia foi possibilitada pela evolução do robô DaVinci, recém-chegado à unidade

Um procedimento cirúrgico inédito no interior de Minas Gerais foi realizado no Hospital UMC, em Uberlândia, recentemente. Na instituição, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, aconteceu uma cirurgia robótica torácica em um paciente infantil. Uma criança de 5 anos passou pelo procedimento minimamente invasivo para corrigir uma anormalidade congênita rara no pulmão.

A operação, comandada pelo médico especialista em cirurgia torácica do UMC, Dr. Vivalde Faria Lobato Neto, visava tratar uma malformação adenomatóide cística que é uma anomalia de desenvolvimento pulmonar, em que os bronquíolos respiratórios terminais têm um crescimento anormal, podendo levar a criança a ter pneumonia por repetição, infecções, tosse, entre outros sintomas. A realização do procedimento foi possível devido a evolução do robô DaVinci, utilizado nas cirurgias robóticas oferecidas pelo hospital. “A caixa torácica da criança é muito pequena e isso torna o procedimento ainda mais complexo. Porém, com o novo robô, que possui  pinças mais finas e permite movimentos ainda mais precisos, foi possível realizar o procedimento, inédito em nossa região pois entre as instituições que oferecem cirurgias robóticas, poucas realizam procedimentos em crianças”, destaca o médico.

Além de melhorar a precisão da incisão, o especialista ainda destaca outros benefícios da cirurgia robótica. “A grande vantagem da utilização do robô é que são feitos procedimentos mais seguros. Ainda podemos destacar que observamos que a recuperação do paciente é melhor e a alta mais rápida.

Sobre a cirurgia robótica
A cirurgia robótica é uma evolução da videolaparoscopia em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para comandar pinças e reproduzir todos os movimentos de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia é o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando benefícios vitais para os pacientes e ainda vantagens para os profissionais que atuam na operação.

Outras vantagens 
Além da maior precisão na operação, outras vantagens da cirurgia robótica em relação à cirurgia convencional são:

  • Procedimento menos invasivo, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
  • Menos risco de sangramentos;
  • Diminuição nas dores e riscos de infecção;
  • Redução do tempo de internação e melhor recuperação do paciente com retorno precoce às atividades;
  • Redução de medicamentos no pós-operatório;
  • Melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas.

Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 135 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 595 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com