Missão Sal da Terra promove curso de Formação para Famílias Acolhedoras

0

Programa tem apenas 25 famílias cadastradas, mas capacidade de acolher até 60 crianças e adolescentes.

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Missão Sal da Terra está oferecendo uma oportunidade única para todos aqueles que desejam fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Entre os dias 26 de setembro e 2, 3, 4 e 5 de outubro, a Missão Sal da Terra, por meio de seu serviço de Família Acolhedora, realizará o curso de Formação para Famílias Acolhedoras.

O serviço Família Acolhedora, resultado de uma parceria entre a Missão Sal da Terra, a Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Poder Judiciário de Uberlândia, tem como objetivo oferecer acolhimento e proteção integral a crianças e adolescentes, que foram temporariamente afastados de suas famílias de origem por determinação da justiça, até que a sua situação na justiça seja resolvida Este serviço visa garantir e defender o direito à convivência familiar e comunitária, conforme estabelecido pelo artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Atualmente, o programa conta com 25 famílias cadastradas, das quais 19 estão, no momento, acolhendo crianças e adolescentes. No entanto, existem 34 crianças e adolescentes acolhidos, e o programa tem a capacidade de acolher até 60. “Portanto, a necessidade urgente é zerar essa defasagem e encontrar famílias dispostas a acolher crianças e adolescentes de diversos perfis”, diz a coordenadora do serviço, Karina de Melo Garcia.

De acordo com Karina, as famílias que participam do programa desempenham um papel importantíssimo na promoção de uma sociedade mais justa. Elas se comprometem a abrir suas casas para crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar devido a medidas protetivas, por abandono ou impossibilidade temporária de seus familiares de cumprir suas funções de cuidado e proteção. “A atuação das famílias acolhedoras não é apenas um ato de cuidado, mas também um posicionamento ético e político em prol dos direitos básicos e da proteção de crianças e adolescentes, como estabelecido pela Constituição e pelo ECA”, pontua.

Karina destaca que, embora seja uma tarefa desafiadora, o acolhimento não é uma substituição de família, mas uma parceria e colaboração. Ela enfatiza a importância da família estar preparada para compreender o que essas crianças e adolescentes estão passando, destacando que são famílias cuidando de famílias, em uma nova lógica de afeto e apoio, essencial para a construção de uma sociedade mais acolhedora e participativa.

“O serviço de Família Acolhedora é uma política pública que depende diretamente da participação da sociedade. Portanto, a Missão Sal da Terra faz um apelo às famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, para se envolverem nesse nobre serviço. Isso proporciona um ambiente seguro e amoroso para esses acolhidos enquanto suas situações são resolvidas na justiça, evitando a necessidade de instituições de acolhimento”, diz a coordenadora.

Aqueles que desejam fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes podem conhecer o programa, obter mais informações e realizar as inscrições pelo (34) 3226-9317. O programa também conta com um perfil no Instagram @familiaacolhedora_uberlandia

Serviço: 
Curso para Novas Famílias Acolhedoras
Data: 26 de setembro, 2,3,4,5 de outubro, das 19 às 22 horas.
Telefone: (34) 3226-9317
Local: Rua Euclides da Cunha, 920 – Bairro Custódio Pereira.