Espaços instagramáveis são ambientes de visual impactante que geram engajamento no Instagram e fortalecem marcas.
Tendência no mercado, os espaços instagramáveis já têm sido estudados em universidades de Uberlândia. Foto: Perfil dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo da Una Uberlândia no Instagram.
O design de interiores é a área responsável por transformar ambientes, trazendo conforto, beleza e funcionalidade para espaços comerciais, residenciais e públicos. Aos profissionais do ramo, ele possibilita diversas áreas de atuação, como consultorias, desenhos de móveis, gerenciamento de projetos e decoração e paisagismo. Mas, nos últimos anos, uma nova atividade vem se apresentando como possibilidade aos designers de interiores: o marketing digital.
O marketing digital é o conjunto de estratégias de divulgação e relacionamento com o cliente, por meio do ambiente digital, adotado pelas empresas para atrair e converter potenciais clientes. Desde a ascensão das mídias sociais, o design de interiores se encaixa perfeitamente nesse cenário. As técnicas visuais e cenográficas para compor e decorar ambientes internos têm sido muito requisitadas pelo marketing digital para expressar valores, identidade e branding da marca no meio digital.
Exemplos de demandas do marketing digital são os espaços instagramáveis, ou seja, ambientes de visual impactante que geram engajamento na plataforma gratuita de compartilhamento de fotos e vídeos que apresenta crescimento mais rápido no meio: o Instagram. Com cerca de dois bilhões de usuários, a mídia social é uma ferramenta poderosa de divulgação e consumo do mercado e de captação de novos clientes, auxiliando no estreitamento da relação entre a marca e o consumidor final.
Tendência nas universidades
Emergente no mercado de trabalho, os espaços instagramáveis já são explorados pelos novos estudantes da área, como salienta o coordenador do curso de Design de Interiores do Centro Universitário Una, em Uberlândia, Diego Alvarenga Ferreira. “Hoje em dia, os nossos alunos já iniciam a sua formação como designers estudando a relação entre decoração e marketing digital. Na Una, por exemplo, os alunos tocam o projeto Artefato, um escritório modelo com foco no aprofundamento dessas relações”.
O Artefato insere o aluno da Una em todo o processo de criação e manutenção do trabalho de design de interiores, desde pesquisas de mercado até ações de divulgação dos projetos. Exemplo é que, neste ano, os estudantes projetaram e executaram um espaço instagramável na própria universidade. O objetivo era desenvolver um ambiente que os alunos identificassem como lugar para realizar seus sonhos – e o local escolhido foi a própria Una.
O espaço é um ambiente vermelho com os dizeres “O sonho que nos Una” em led. “Nosso objetivo era trazer a cara da universidade com leveza, beleza e ergonomia”, explica a estudante do curso de Design de Interiores, Luciana Silva, que tocou o projeto. “Buscamos trazer a marca da Una para o nosso projeto por meio do vermelho, que é uma cor bem marcante, forte e representativa da Una; e por meio do slogan, que é um trocadilho divertido com o nome da universidade, remetendo ao sonho tão almejado pelos estudantes de concluírem a graduação e conquistarem uma vida melhor no futuro”.
Silva conta que este foi o primeiro projeto executado pela turma, então foi preciso pensar com cuidado na escolha de materiais, iluminação, ergonomia e orçamento, para que fosse acessível e possível de ser feito. “Isso agregou muito na nossa formação porque a projeção e a execução de ambientes serão demandas que enfrentaremos no mercado de trabalho depois de formadas. Além disso, o conhecimento sobre branding foi muito importante para o nosso aprendizado e nos deu a oportunidade de conhecer mais sobre as áreas de trabalho do design de interiores”.
Outros projetos
Além da produção do ambiente instagramável na Una, parte dos estudantes de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Una venceu um concurso promovido pela empresa nacional do ramo de móveis Tendenci Brasil. No concurso, os alunos apresentaram, aos gestores da empresa, uma proposta de projeto para a unidade da Tendenci no Uberlândia Shopping.
O concurso tinha como objetivo a reforma do interior e do exterior da loja, visando a captação de novos clientes. “Nosso projeto focou, então, na mudança da iluminação do interior e da fachada, na criação de novos cenários para vendas e, principalmente, na mudança da fachada, que antes não era tão atrativa”, explica um dos estudantes premiados no concurso, Gustavo Caixeta.