Projeto Experimente traz a América para Nova Lima

0

Edição comemorativa em homenagem à escola americana de cerveja empresta cultura dos Estados Unidos para encontro cervejeiro mais famoso de Minas Gerais

 

Beer for everyting styles. Ou, simplesmente, cerveja para todos os estilos. É assim que o Projeto Experimente vai se vestir para realizar sua 73ª edição, no dia 19 de agosto, a partir do meio dia em plena Praça dos Quatro Elementos, em Nova Lima. Neste encontro, o evento enaltece o modo americano de produzir a bebida mais consumida) bebidas mais consumidas do mundo

A exemplo das duas edições anteriores, que consagraram as escolas belga e britânica, o Projeto Experimente prepara mais uma edição temática para celebrar a cultura cervejeira de um dos países que ditam tendência quando o assunto a boa e velha “gelada”. Tudo isso com, ainda, um toque de mineiridade. A propósito, esta é considerada a maior feira de cervejas artesanais de Minas Gerais.

“Neste ano, nos propomos a contar mais da origem das cervejarias e para isso decidimos produzir eventos temáticos que valorizam as quatro grandes escolas cervejeiras. Agora estamos focados na cultura americana e preparamos uma proposta que trará um universo bem similar ao cotidiano de quem vive lá na América do Norte”, salienta Bruno Lins, organizador do evento. “Porém lembramos que estamos na América do Sul e como aqui é tudo junto e misturado, agregamos um pouco da cultura legal em uma mistura que vai fazer todo o público se sentir em casa”, completa.

Para cumprir essa missão, o evento traz para si a cultura vermelha, azul e branca dos Estados Unidos. Para hastear essa bandeira, o Projeto Experimente firmou uma parceria com a Embaixada Americana em Belo Horizonte, o que facilitou o trabalho de campo da equipe de produção e também colaborou para uma seleção de restaurantes que apresentam a tradicional e rica gastronomia deste país.

“É uma honra enorme para o Projeto Experimente poder criar esse laço e receber os diplomatas dos Estados Unidos em nossa festa. Ninguém melhor do que eles mesmos para poderem trazer uma ambientação mais americanizada para Belo Horizonte e, se eles se sentirem em casa, temos certeza que acertamos na missão. Inclusive na missão de encontrar boas cervejas”, traz o organizador.

Na prática, a escola americana vem se aprimorando numa vertente plural desde o início dos anos 1900. Hoje são reconhecidos dezenas de estilos dentro dessa escola. Entre eles, um destaque para a American Lager, a American Pale Ale, a American IPA, a Pumpkin ALE, a American Porter, a American Strong ALE e a American Barleywine.

Obviamente, alguns destes tipos serão encontrados no Projeto Experimente. No conjunto ainda cabe uma parada na cozinha deste país que tem opções diversificadas que vão desde as suculentas carnes e seus molhos, passando por tortas e outras sobremesas. Além de outros petiscos que fazem bastante sucesso naquelas terras.

Um convidado especial que está confirmado também é o Nathan’s Famous. Esse restaurante é considerado a primeira rede de fast food do mundo e conhecido por seus hot dogs, ou o cachorro quente. Seu diferencial é a linha de produção dos insumos, baseada em ingredientes raiz. Para se ter ideia, as salsichas desta casa são totalmente produzidas com carne bovina, o que foge totalmente do convencional.

Já no palco o rock é presença confirmada. Saudando as lendas da música norte-americana, participam no line up as bandas: Dukie, que apresenta cover do Gree Day, Ramonesmania, interpretando clássicos do Ramones e California Kings, com o som do Red Hot Chili Peppers. A cereja do bolo é o Metallica Cover Brasil, um dos maiores covers da banda Metallica, responsável por hits como “Nothing Else Metters”, “One”, “Master of Puppets” e “Fade to Black”.

A festa é para a família toda. Entre as possibilidades de lazer, está um espaço kids para os pequenos poderem aproveitar bastante, além de espaço pet para nem mesmo os filhos de coração ficarem de fora.

“A gente não vai ter os cassinos de Vegas, a Times Square, a fantástica Hollywod e nem as culturais ruas de Nova Orleans, mas vamos ter muita diversão. Todo mundo está convidado para participar e viver um ar do norte. Este é o Projeto Experimente edição América”, convida Bruno Lins.

Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do Sympla . Os valores partem de R$ 25 no primeiro lote. Já os limitados ingressos com desconto de meia-entrada social, carecem da doação de 1 quilo de alimento não perecível para entregar na portaria no dia do evento. Crianças de até 14 anos tem acesso lgratuito.