Oftalmologista mineiro participa de Congresso Internacional de Lentes de Contato Esclerais na Flórida

0

 

Os avanços da tecnologia em saúde ocular têm possibilitado adaptar lentes de contato cada vez mais modernas a casos mais complexos, esse foi o relato do médico oftalmologista mineiro Tiago César Pereira Ferreira após ter participado do ICSC 2023 Meeting – Congresso Internacional de Lentes de Contato Esclerais, que aconteceu Fort Lauderdale, na Flórida (EUA) nos últimos dias 28 e 29 de julho.

 

O oftalmologista ressaltou a importância dos avanços tecnológicos apresentados para pacientes portadores de ceratocone. “É uma doença bastante prevalente e leva, frequentemente, ao transplante de córnea. Esses novos modelos de lentes de contato esclerais têm a capacidade de restabelecer a visão de milhões de pessoas mundo afora, evitando que passem pelo transplante de córnea e possibilitando muito mais qualidade de vida para elas, porque melhoram a visão daquela pessoa sem que ela precise passar por uma cirurgia, que tem seus riscos e todo o transtorno de uma grande cirurgia como um transplante de tecido humano”, afirma Tiago César.

 

Durante o congresso, que contou com vários fabricantes de diversos países, foram discutidas inovações em lentes de contato esclerais, tanto na parte de design, quanto na parte de materiais com biocompatibilidade, ou seja, compatíveis com o organismo humano. “Foi um momento importante de interação com colegas do mundo inteiro, e de ter acesso a tecnologias novas, como as lentes de contato em impressão 3D, que são lentes que estão chegando agora, em fase de novidade na ciência, e estão permitindo que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas com qualidade de visão, conforto, nitidez e preservando a saúde ocular”.