Inspirada pela diversidade natural, cultural e culinária da província de Kagoshima, ao sul do Japão, a Japan House São Paulo convida o público para uma experiência gastronômica inédita no restaurante Aizomê, em sua sede na Avenida Paulista, nos dias 15 e 16 de agosto, às 19h30, com ingressos que podem ser adquiridos na plataforma Sympla. Repleta de sabores e especialidades regionais, a experiência “Noites Gastronômicas em Kagoshima” será comandada pela chef Telma Shiraishi, Embaixadora da culinária japonesa no Brasil e responsável pelo restaurante Aizomê, que dividirá essa vivência em cinco etapas, com preparações que ilustram os sabores locais. O evento conta com o apoio do Governo de Kagoshima, da Câmara de Comércio e Indústria de Kagoshima, da Associação Cultural Kagoshima do Brasil, da empresa japonesa Beam Suntory e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão).
Abrindo o menu, será servido o Satsuma Haku Gimlet, drink feito com Haku Vodka da Beam Suntory, cuja primeira fase do processo de destilação é feita em Kagoshima, combinado com mikan (tangerina) e kokutou (açúcar mascavo da província), acompanhado por petiscos tipo Otsumami. Na sequência, os participantes terão a oportunidade de saborear quatro etapas que representam as principais especialidades da região. O primeiro deles, o Zensai, é uma entrada composta por três preparações: o Umaki (omelete japonesa com enguia), o Magret defumado em genmaicha e o Takodango (bolinho de polvo) com hanakatsuo. Em seguida, um Sashimi e Sushi Moriawase, servidos com shoyu temperado com katsuobushi.
Após essa etapa será servido o Agemono, com preparações fritas típicas da província, como o Satsuma Age (massa de peixe com vegetais) e o Gane (tempura de batata-doce). Finalizamos a parte principal do jantar em grande estilo, com a etapa grelhada – Yakimono, com steak de wagyu A5 de Kagoshima, acompanhado por arroz, sopa e tsukemono). Dezato é a última etapa – a da sobremesa, com um prato que homenageia as florestas ancestrais de Yakushima e intercala camadas e texturas de chocolate intenso, matchá e hojicha (chá tostado).
Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla e custam R$ 420,00, incluindo o welcome drink com petiscos, quatro pratos, uma sobremesa, água ou soda da casa, chá verde de Kagoshima (quente ou gelado), Shochu de Kagoshima para degustar e café para finalizar.
Sobre Kagoshima
Das praias rústicas aos belos recifes de corais, das florestas reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco aos grandes vulcões e fontes de águas termais, a província de Kagoshima é o lar de algumas iguarias de primeira linha, com sabores únicos e especialidades inspiradas nas fantásticas paisagens e na vida marinha que se estendem pelos seus 600 km de terras. No quesito das bebidas, com 113 destilarias e mais de 2.000 marcas, Kagoshima é conhecida como o reino do destilado shochu – bebida alcoólica que pode ser feita com arroz, cevada, batata-doce, trigo sarraceno ou outros ingredientes. A região também é conhecida historicamente pela produção de bebidas à base de arroz, como a vodka Haku.
Além das belezas naturais, gastronomia e produção de bebidas alcóolicas, Kagoshima também é um paraíso para os amantes da cerâmica e da seda. A província é sede do Satsuma Yaki, um nome genérico para uma ampla variedade de porcelanas e peças de arte produzidas desde o século XVI, e a cidade de Oshima é famosa pela Seda Pongee – tecido feito de seda trançada, tipicamente usado para confecção dos quimonos. Os interessados em obter mais informações sobre a Província de Kagoshima ou outras regiões do Japão podem realizar uma consultoria gratuita com equipe especializada no Tourist Information Desk da JNTO, que funciona aos sábados das 9h às 19h; e domingos e feriados, das 9h às 18h, localizado no térreo ou primeiro andar da Japan House São Paulo.
Serviço:
Noites Gastronômicas em Kagoshima
Quando: 15 e 16 de agosto de 2023 (terça-feira e quarta-feira)
Horário: 19h30 (chegada às 19h15)
Duração: aproximadamente 120 minutos
Local: Restaurante Aizomê na Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52, 2º andar – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 420,00 por pessoa, disponíveis para compra via plataforma Sympla.
Mais informações no site da JHSP.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.
Instagram: https://www.instagram.com/
Twitter: https://www.twitter.com/
YouTube: https://www.youtube.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/
Fotos: Rafael Salvador