Festival destaca culturas afro, indígena e cigana

0

Diversidade é palavra chave na segunda edição do Saravarte, que acontece em Uberlândia, com entrada franca

O Brasil, com suas dimensões continentais, é berço de muitas culturas, cada uma com suas particularidades responsáveis por uma identidade única. E o festival Saravarte – Circuito Cultural São Lázaro, chega à sua segunda edição para celebrar culturas milenares de povos afro, indígena e cigano,

São várias atividades, com entrada franca,  no quiosque multiuso do Complexo Parque do Sabiá, em Uberlândia. Entre 15h e 21h o público terá opções de diferentes Circuitos Culturais com muita música, dança e teatro, além de atividades integrativas que serão realizadas por meio de oficinas, palestras e vivências para crianças, jovens, adultos e idosos.

As atividades para as crianças acontecerão no Cantinho Erê, um espaço destinado para brincarem em meio à natureza, onde será oferecida uma oficina artística criativa de produção de acessórios com elementos naturais, como sementes e folhas.

O Saravarte – Circuito Cultural São Lázaro, é um projeto realizado pela Casa de São Lázaro de Uberlândia, também chamada de Círculo de Irradiações Espirituais São Lázaro (CIESL), surgiu durante a pandemia e foi reconhecido como um Espaço Cultural na cidade de Uberlândia.

Um dos objetivos do evento é incentivar a economia criativa e por isso convida microempreendedores locais para divulgarem seus produtos na Feirinha de Artesanato e Espaço de Gastronomia Típica.

“Nem sempre as pessoas percebem o quanto a cultura movimenta a economia de uma comunidade e incentivamos diferentes manifestações culturais no Saravarte. Temos oficinas gratuitas para trabalhar também na formação desse público”, disse Mari Simões, da Seuseth Produções, idealizadora e organizadora do projeto.

Esta segunda edição é  realizada com o apoio da Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer (Futel) e as atividades gratuitas são possíveis graças ao incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.

“Quando temos um projeto incentivado, as contrapartidas sociais são uma forma de proporcionar vivências culturais de qualidade e gratuitas para a comunidade”, disse Natércia Fonseca de Campos, produtora cultural.

O evento também tem um caráter social e colaborativo, no qual as atrações artísticas e culturais são executadas pelos próprios integrantes da Casa de São Lázaro, uma equipe de voluntários formada, em sua maioria, por artistas e profissionais da área de saúde.

SERVIÇO
O QUE: Saravarte – Circuito Cultural São Lázaro
QUANDO: 12/08/23
HORÁRIO: das 15h às 21h
LOCAL: Quiosque do Complexo Parque do Sabiá de Uberlândia – entrada pelo estacionamento do bairro Santa Mônica
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS: @saravartecircuitocultural

PROGRAMAÇÃO
ATIVIDADES INTEGRATIVAS E OFICINAS (inscrições gratuitas pelo perfil do Saravarte no Instagram)
Palestra: A força das Yabás na cura e autoconhecimento. Palestrante: Tânia Helena Alvares
Vivência: Roda de Saberes Ancestrais e o Poder das Ervas. Ministrante: Dádima da Guia.
Oficina de Acessórios Sustentáveis – Ressignificando materiais na moda. Ministrante: Rodrigo de Paula Oliveira
Oficina De Mandalas – Oficina de Produção de Tintas Orgânicas e Pintura Corporal. Ministrante: Marcelo Dalla – Assistente: Diogo Medanha
CANTINHO ERÊ: Espaço para crianças se divertirem com Oficina Criativa, na qual irão produzir seu próprio acessório com elementos da natureza (não é preciso inscrição prévia)

ATIVIDADES ARTÍSTICAS
SHOWS
Marcelo Dalla – Música Popular Brasileira
Elias Dija – Sambas e Música Afro-Brasileira
Rafael Fertorres – Música Indígena
Ogans do CIESL– Pontos Corridos

TEATRO
Teta Campos – Narrativas da Mitologia Indígena acompanhada de Cânticos Xamânicos

DANÇA
Alexandre Meirelles – Vivência com Dança dos Orixás
Grupo de Dança CIESL: Coreografia de Dança Cigana e Dança Indígena