A jovem atleta cearense/estadunidense Mikaili Sol está fazendo história na modalidade “livre” do kitesurf. Com pouco mais de 18 anos de idade, ela conquistou em 2023 o HEPTACAMPEONATO MUNDIAL da Global Kitesurf Association (GKA), na modalidade freestyle. Nenhuma outra atleta conseguiu tal sucesso previamente, sendo que a “Mika” também foi premiada como ATLETA FEMININA DO ANO 2023 pela citada federação internacional.
“É uma grande satisfação para mim este acúmulo de títulos; velejo desde que sou criança e disputar torneios com os maiores do mundo já é bem incrível para mim. Ainda mais, subindo ao pódio das campeãs desde que tenho 13 anos “ expressa a notável atleta.
A modalidade “freestyle” do kitesurf internacional se caracteriza pelos saltos acrobáticos e pela destreza dos atletas em misturar movimentos. Durante as competições, que acontecem em diferentes praias do mundo ao longo do ano, os experientes juizes avaliam cada aspecto do desempenho dos “riders”, desde a previsão no salto até a descida e a originalidade dos movimentos.
Mikaili Sol é conhecida por obter várias notas “10” nas suas acrobacias, o que não é muito comum nos mundiais, considerando também os desafios gerados pelo vento e as águas.
Aos 10 anos já conquistou seu primeiro título mundial juniores, entrou aos 13 no Circuito Mundial Profissional e arrastou todos os primeiros lugares até hoje. Filha de mãe estadunidense e pai maranhense, Mikaili nasceu em Fortaleza, crescendo na praia do Preá, litoral cearense próximo da famosa Jericoacoara.
Mika já soma 1.960 pontos e garante o primeiro lugar do ranking feminino da GKA Kite World Tour (Freestyle).
Além do freestyle, Mika começou a competir também na modalidade Big Air Twintip, a primeira colocação no ranking desse estilo é também da nordestina que acumula 1.000 pontos e três vitórias (em todas as competições já realizadas).
Mais informações em: https://mikailisol.com/
Crédito de imagem: Fotos: GKA Press
Fonte: César A. Martin