Ministra da Saúde anuncia expressivo investimento para hospitais como o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais

0

A Ministra da Saúde Nísia Trindade, em visita a Belo Horizonte na última sexta-feira (21), anunciou expressivo investimento de R$200 milhões em hospitais filantrópicos da capital, entre eles o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), mantido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

A equipe do ministério, conduzida pelo Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Junior, visitou os institutos assistenciais Ciências Médicas e participou de reuniões com a diretoria da Feluma para tratar da parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Hospital Universitário Ciências Médicas e outros programas do Estado de Minas Gerais sobre as linhas de cuidado, que vão tornar Belo Horizonte uma referência nacional em assistência à saúde.

Para o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, o aporte é fundamental para manter a excelência do atendimento totalmente gratuito.  “Os mineiros deveriam aplaudir a política do Ministério da Saúde de ajudar os hospitais 100 % SUS, entidades sérias e comprometidas com a assistência à população. O recurso é de suma importância para que o HUCM possa continuar prestando um serviço de referência, com qualidade e eficiência para a população mineira. Além de conseguir ampliar a capacidade assistencial diante da grande demanda da rede SUS de Belo Horizonte e de todo o estado de Minas Gerais”, afirma.

O Hospital Universitário Ciências Médicas tem atuação relevante no Sistema de Saúde com a realização de cerca de 1.100 internações, 800 cirurgias e 40.000 consultas ambulatoriais por mês. Está entre os três hospitais gerais – filantrópicos de atendimento 100% SUS, sendo retaguarda para a Prefeitura e todo Estado, atendendo cerca de 675 municípios mineiros. Em 2023, já se destaca como 2º em procedimentos de cardiologia e 4º na assistência à ortopedia no Estado. É o único Hospital de Minas Gerais, e um dos três do Brasil, a possuir autorização de abertura de uma especialização em Medicina Hospitalar, homologada pela Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar.