Pasta típica da região da Sardenha será um dos destaques da programação do Fartura – Especial Férias

0

A chef pastaia Ana Jatobá será um dos destaque da programação doFartura Encontros da Gastronomia – Especial Férias, que irá destacar pratos clássicos da culinária mundial na Casa Fartura, em Lourdes. Na próxima quinta-feira, 27 de julho, ela vai dar a aula show “Sardenha encontra Minas”, em que vai ensinar o prato malloreddus, também chamado de gnocchetti sardi.

“Essa é uma das massas mais tradicionais e típicas da ilha mediterrânea da Sardenha, feita apenas de farinha de semolina, mais dura e granulada, o que confere à pasta uma textura al dente. Ela é moldada à mão, em forma de concha e, originalmente, servida com molho ao sugo, com salsicha e açafrão, coberta com queijo pecorino romano”, apresenta Ana Jatobá.

Na Casa Fartura, a chef vai trazer mineiridade à massa, com ingredientes de origem: ragu de linguiça mineira e queijo da Serra da Canastra. “Será uma aula muito divertida e ‘mão na massa’, com uma receita fácil de fazer, até mesmo para quem não é entendido do universo das massas”. A aula é totalmente gratuita, sujeita à lotação do espaço, e necessita inscrição prévia no link bit.ly/farturaferias.

O evento Fartura Encontros da Gastronomia – Especial Férias acontece até o dia 29 de julho, com uma programação gastronômica que inclui aulas, palestras e cozinhas ao vivo – todas inteiramente gratuitas. É realizada pela Plataforma Fartura Gastronomia e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Para Guilherme Sânzio, diretor de produção da Plataforma, o fomento à cadeia gastronômica é uma das mais importantes missões da iniciativa. “É uma oportunidade de o público aprender sobre clássicos com grandes chefs na nossa Casa Fartura, que está sempre de portas abertas para quem se interessa pelo tema”, diz.

 

Foto: Nina Fernandes