Cuidados Paliativos é tema de workshop

0

Evento será ministrado pelo doutor e professor da Universidade Federal de São João Del-Rei, Alexandre Silva.

No dia 20 de julho, das 14h às 17h será realizado em Uberlândia um workShop sobre Cuidados Paliativos. Ele será ministrado no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia pelo doutor em Cuidados Paliativos e professor da Universidade Federal de São João Del-Rei, Alexandre Silva.

O Workshop tem como público alvo as equipes da Rede de Atenção do Município de Uberlândia e região. Seu intuito é falar sobre o aprimoramento da abordagem aos pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida; buscando ampliar a visão das ferramentas disponíveis para o melhor atendimento aos pacientes e familiares em Cuidados Paliativos. Ao final, haverá espaço para “perguntas e respostas”. As inscrições devem ser feitas gratuitamente até dia 10 de julho pelo link https://forms.gle/ZnKHj1uP7gcPAcin8

Alexandre Silva é o idealizador da Comunidade Compassiva, um projeto multidisciplinar que leva, de forma voluntária e gratuita, cuidados paliativos para população em vulnerabilidade social na Rocinha e Vidigal no Rio de Janeiro. Por esse projeto ele recebeu recentemente o Prêmio Internacional Florence Nightingale 2021-2023 de enfermagem.

Quem é Alexandre Silva
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2000), com especialização em saúde mental e Gestão Hospitalar, mestre na temática dos cuidados paliativos pela UEMG e doutor em Enfermagem, na temática dos cuidados paliativos pela Universidade Federal de Minas Gerais com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Lisboa/Portugal.
Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de São João Del Rei nos cursos de Enfermagem e Medicina. Fundador e líder do Projeto “Comunidades Compassivas em favelas no Brasil”. Membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Autor do livro: Cuidados paliativos na atenção primária à saúde. Membro do Observatório português em cuidados paliativos. Coordenador da temática em cuidados paliativos na Câmara Técnica do Coren-MG.

Serviço
O que: Workshop Cuidados Paliativos
Data: 20 de julho
Horário: Das 14h às 17h
Local: Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da UFU
Inscrições: https://forms.gle/ZnKHj1uP7gcPAcin8