Maior evento de marketing digital do Sebrae Minas teve a participação de grandes nomes do setor, como João Branco e Rafael Kiso
Cerca de 700 pessoas participaram do Reload na Estrada, realizado na última quinta-feira (22/6), em Uberlândia, no Triângulo. O Reload é o maior evento de marketing digital promovido pelo Sebrae Minas para apoiar donos de pequenos negócios a expandirem sua presença digital e melhorarem as vendas e o relacionamento com os clientes. A programação incluiu diversas palestras e painéis temáticos sobre análise de dados das redes sociais; uso de Inteligência Artificial; novos formatos digitais; e-commerce; dentre outros temas.
Essa foi a terceira edição em Uberlândia e, pela primeira vez, o “Reload na Estrada” teve as inscrições esgotadas antes da realização do evento. Para o analista técnico do Sebrae Minas Elder Lima o sucesso se deve à visibilidade que o Reload conquistou na região. “Pensamos em palestras com conteúdos diversos para atrair todos os públicos. O mercado de marketing digital é muito concorrido e os empreendedores estão buscando conhecimento para aplicar em seus negócios”, explica.
Umas das palestras mais aguardadas foi a do publicitário Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs – plataforma líder na gestão de redes sociais no Brasil. Ele falou sobre a importância de se analisar as métricas e indicadores chave das mídias sociais para ter mais resultados. “O meu objetivo foi orientar o empreendedor sobre a importância da análise dos dados, likes e compartilhamentos porque nem sempre o engajamento reflete em vendas”, explicou.
O escritor best seller e ex-executivo de marketing do McDonald’s, João Branco, emocionou os participantes ao falar sobre o que vai além da busca pelos resultados. “O empreendedor de Uberlândia que conhece o bairro e o cliente, tem um tesouro nas mãos. Ninguém consegue fazer algo pelo consumidor como ele consegue. E quando o empresário enxergar que é possível satisfazer a dor do cliente, terá muito resultado de vendas e a satisfação por ter ajudado alguém que precisa”, finaliza.
Oficinas
Além das palestras no palco principal, o público participou de diversas oficinas de marketing digital. A comunicadora Cíntia Flora coordenou a oficina sobre como melhorar a comunicação em vídeos de redes sociais. “O empreendedor arrisca tanto na criação do seu produto, mas em relação à comunicação e exposição da sua persona tem dificuldade e medo dos julgamentos. Então, trabalhei técnicas para ajudar nesse processo”, explica.
O jornalista João Ricardo conseguiu uma vaga na disputada oficina sobre o uso da Inteligência Artificial (AI) na criação de conteúdo para as redes sociais. “É uma tecnologia nova, que pode revolucionar a comunicação. Aprendi que o papel humano continua importante, e que terá sucesso com a AI, quem conseguir fazer as perguntas corretas para a máquina”, conclui.
A empresária Thaís Moreira é dona de um delivery de comida japonesa em Santa Vitória e participou da oficina “Como usar a internet para vender mais e crescer seu negócio”. “A internet é fundamental para a minha empresa. Por meio da oficina, consegui visualizar um caminho para aumentar as minhas vendas e fidelizar meu cliente”, analisa.
Caravanas
O Sebrae Minas, idealizador do evento, organizou missões partindo de Uberaba, Araxá, Ituiutaba e Frutal, para levar empreendedores e estudantes até o Reload em Uberlândia. O videomaker Alef Cardoso participou da caravana que saiu de Uberaba. “Foi surpreendente e absorvi muito conhecimento. Imaginei que teria muito conteúdo teórico, mas é possível agregar quase tudo ao meu trabalho”, analisa.
Reload pelo estado
O Reload foi realizado em Belo Horizonte e em Uberlândia e, ao longo do ano, o evento vai acontecer em outras oito cidades do interior do estado: Santa Cruz de Minas (8/7), Montes Claros (21 e 22/7), Patos de Minas (5/8), Governador Valadares (17 a 19/8), Itaúna (2/9), Poços de Caldas (16/9), Teófilo Otoni (29/9) e Paracatu (7/10).