Situado dentro de uma área de reserva ambiental da Mata Atlântica, marca alemã busca proteger fauna e flora
O centro técnico da Porsche, famosa marca de carros de luxo, localizada em Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, desenvolveu um projeto de conservação da fauna e da flora do local. A iniciativa, que é feita em conjunto com a paisagista Rayra Lira da J Lira Green Life, foi pensada pela empresa alemã que possui uma vegetação em extinção e um bioma que foi extremamente devastado desde a colonização, restando apenas uma parte de mata nativa.
O projeto comandado pela paisagista também conta com a presença de de um engenheiro ambiental e um engenheiro agrônomo para auxiliar na preservação das árvores que possuem mais de 100 anos e que estão presentes no local.
“É uma área grande, possui mais de 10 mil metros quadrados, além disso, esse Centro Técnico, localizado em Itanhangá, da Porsche é o único do mundo que está dentro de uma área considerada como reserva ambiental. Por isso, há uma preocupação ainda maior, e o motivo pela Porsche sempre investir na qualidade e inovação, mas sem perder a preocupação com o meio ambiente já que neste espaço temos espécies centenárias”, explica Rayra.
A profissional afirma que nesse projeto a tropicalidade é trabalhada ao máximo, valorizando o que a natureza proporciona de melhor, levando as plantas que são típicas do ecossistema brasileiro.
“Também há uma grande presença de animais nesse local, no Centro Técnico há um mangue, onde tem muitas capivaras, tucanos e araras. Então, temos que manter o plantio nesse local, com plantas e espécies nativas para evitar a contaminação da biodiversidade e ajudar na preservação”, finaliza a paisagista.