Como é a reabilitação multiprofissional na AACD com paciente diagnosticados com ELA?

0

21 de junho é o Dia Nacional da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença rara que afeta os neurônios do trato córtico-espinhal e do corno anterior da medula espinhal o que leva a paralisia motora irreversível. A AACD acompanha e trata pacientes acometidos por essa condição há anos. Em 2022, só na unidade de Uberlândia foram acompanhados 23 casos. Temos profissionais e pessoas com diagnósticos de ELA para falar sobre o assunto e podem dividir as respectivas histórias.

Abaixo estão algumas informações sobre a doença.

Sintomas
Uns dos principais sintomas é a fraqueza muscular, atrofia e fasciculações (tremores discretos), outros indícios são: cólicas, cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade. A doença não afeta a visão, olfato, paladar, audição e tato. Normalmente, os sinais começam a aparecer em pessoas com mais de 50 anos, mas também podem ser identificadas em jovens.

Diagnóstico
Por se tratar de uma doença rara e que não tem cura, o diagnóstico é difícil de se declarar na primeira avaliação com um clínico, em geral ele é encaminhado para um neurologista. Por ser uma doença progressiva, há necessidade rápida de iniciar a reabilitação.

Tratamento
Na AACD o tratamento é multidisciplinar, que incluí medicações, acompanhamento médico e reabilitação (fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia), uso de órteses e equipamentos ventilatórios, assim como o momento correto para a indicação da cadeira de rodas.

Sobre a AACD
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos – composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.

AACD Uberlândia, inaugurada em 2001 e a única de Minas Gerais, foi construída com os recursos do Terceiro Teleton, uma maratona televisiva dedicada à causa da pessoa com deficiência física. A unidade atende pacientes de 22 municípios das regiões Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em sua capacidade máxima chega a realizar 300 atendimentos por dia e já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de atendimentos.