Você sabe a relação da autoimagem e a dependência emocional?

0

Terapeuta Emocional, Íris de Oliveira fala sobre o tema.

A autoimagem desempenha um papel fundamental em nossas vidas por isso é importante entender como ela pode ser afetada pela dependência emocional.

A dependência emocional está relacionada com a preocupação em agradar, não decepcionar ou ser reprovado quando se faz ou deixa de fazer algo, por alguém que é importante para nós e essa pessoa possa avaliar como ruim a nossa atitude. Assim sendo, a felicidade não é encontrada dentro de si, o que faz com que a pessoa que sofre do problema busque sempre estar do lado de pessoas que o validem. Vale ressaltar que ela não existe apenas em relacionamentos amorosos, mas pode acontecer em todos os tipos de relação, tais como entre pais e filhos, avós, tios, amigos ou até mesmo no trabalho.

Mas afinal o que é a autoimagem?

A autoimagem é aquilo que percebemos sobre nós mesmos e tem a ver com a aparência física, identidade, valores e habilidades. Segundo a Terapeuta Emocional, Íris de Oliveira, “temos uma construção emocional que nos acompanha ao longo da vida e de acordo com as nossas experiências e emoções, podemos ter uma percepção distorcida, fazendo com que nossa autoestima seja baixa ou que tenhamos medo de ser rejeitado, abandonado, traído, que precise de muita validação externa, que se cobre em excesso ou ainda seja perfeccionista demais”, explica.

Na maioria das vezes a forma como nos enxergamos afeta nossos relacionamentos e a capacidade de ser emocionalmente autossuficientes e isso ocasiona falta de auto confiança, dificuldade em entender e lidar com as próprias emoções e tomadas de decisões.

Todos esses sentimentos distorcidos, podem resultar em se manter em relacionamentos ruins por acreditar que seja incapaz de viver sozinho, que não encontrará outra pessoa ou, na pior das hipóteses, que não merece algo melhor.

Íris de Oliveira comenta que a dependência emocional não é saudável por isso é tão importante desenvolver uma autoimagem positiva, trabalhar a autoestima e a autossuficiência emocional para que haja uma construção de relacionamentos sadios e isso inclui se relacionar bem com você mesmo.

Você está cuidando de si mesmo quando recusa um relacionamento, uma situação ou uma amizade que lhe faz mal. Ou quando dedica preciosos momentos da sua rotina matinal para se arrumar do jeito que você gosta. O autocuidado é feito e aproveitado nos mínimos detalhes. Por mais que eles não pareçam tão importantes a princípio, essas pequenas ações, quando contabilizadas, causam um impacto enorme na saúde mental.

O autocuidado, a autocompaixão, a busca de apoio emocional adequado e o desenvolvimento de habilidades emocionais são passos importantes para superar a dependência emocional e ter uma boa autoimagem.

Quem é Íris de Oliveira
Iris de Oliveira é Terapeuta Emocional certificada pelo Instituto Brasileiro de Terapeutas, e atua apoiando pessoas que buscam descobrir e viver suas novas versões sem dores, traumas e dependência emocional. Conta com mais de dez anos de estudos e processos de autoconhecimento que despertaram seu amor em apoiar a evolução e a liberdade de outras pessoas que, como ela, passaram por dificuldades e entenderam que a vida pode ser muito mais do que se lamentar.