Conheça os Grupos de Quadrilhas Confirmados no Concurso do 13º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia

0

O Festival acontece na Festa Junina da Ação Moradia

Na Festa Junina da Ação Moradia acontece a 13º edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia, ação única na cidade que tem o objetivo de valorizar a arte, cultura e a tradição junina que encanta a todos.

A programação deste ano conta com apresentações de quadrilhas juninas em todos os dias da festa (03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho) que acontecem na Praça Sérgio Pacheco. O concurso será realizado em duas etapas, a etapa Municipal será neste sábado 10 de junho e a quadrilha junina local, que alcançar a maior pontuação, será indicada para representar o município de Uberlândia, no Concurso Estadual de Quadrilhas Mineiras, em Belo Horizonte.

As duas quadrilhas mais pontuadas garantirão vaga para participarem no Concurso Interestadual de Quadrilhas, que ocorrerá no estacionamento do Uberlândia Shopping, no dia 01 de julho de 2023.

Os grupos de quadrilha de Uberlândia confirmados no Concurso Municipal são: Junina Forrozarte, Matutos do Sertão, Prestenção Sô e Junina Balancê. E o grupo junino Arraial do Busca-Pé de Brumadinho.

A quadrilha Matutos do Sertão e a mirim Pequeninos do Sertão participam apenas da Mostra Cultural, não competitiva.

Para a etapa Interestadual, o Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia receberá os grupos: Amor Junino de Águas Lindas de Goiás, Num Só Piscar do Distrito Federal e a Arraial do Buscapé de Brumadinho.

Conheça os grupos de quadrilha junina participantes:

Amor Junino: (Águas Lindas de Goiás/GO)
A Quadrilha Amor Junino nasceu em 2011 com o objetivo de dar aos jovens de Águas Lindas de Goiás uma opção de lazer, formação cultural e convívio social. Durante o ano inteiro são realizadas ações educativas, informativas e culturais, como palestras e oficinas na difusão do conhecimento associadas à atividade artística proporcionando educação e diversão. Já nos meses de maio a agosto, as manifestações folclóricas ganham mais espaço, principalmente as festas juninas.

Atualmente a Quadrilha Amor Junino tem investido na produção cultural a fim de ampliar sua participação no cenário junino nacional, e a cada ano seus projetos artísticos voltados para o São João ganham novos contornos e maturidade profissional. Com esse esforço deseja-se criar um padrão de qualidade, inspirando outras quadrilhas juninas e trabalhando para que a tradição junina se fortaleça.
Grupo de Quadrilha Junina – Amor Junino.jpegArraial do Busca-Pé: (Brumadinho/MG)O Arraial do Busca-Pé é original de Brumadinho/MG e completa neste ano 24 anos de uma história carregada de propósito social. O grupo é composto por 24 pares de dançarinos, todos naturais de Brumadinho. As apresentações são produzidas para saudar os três santos juninos: São Pedro, Santo Antônio e São João. Em seu histórico, a Arraial Busca-Pé já competiu no Arraial do Belô, no Globo Minas, além de festivais de quadrilhas em diversas cidades de Minas Gerais. O grupo entende que seu sucesso é fruto de muita garra, dedicação e superação de obstáculos.Grupo de Quadrilha Junina –Arraial do Busca-Pé.jpegJunina Balancê: (Uberlândia)O grupo Junina Balancê foi criado em março de 2022 na cidade de Uberlândia/MG. Inspirado nas apresentações do grupo mirim Pequeninos do Sertão, os jovens que frequentam a Ação Moradia viram nascer uma vontade imensa em participar do movimento junino de forma direta e então, criaram junto com a instrutora Kerollen Amorim o novo grupo de quadrilha. Em 2022 o grupo participou da Mostra Cultural e esse ano pela primeira vez irá participar do concurso, trazendo em sua apresentação uma coreografia que conta a história dos negros que foram trazidos da África para o Brasil nos navios negreiros.  Grupo de Quadrilha Junina – Junina Balancê.jpeg

Junina Forrozarte: (Uberlândia) 
A junina Forrozarte nasceu em dezembro de 2015 na cidade de Uberlândia/MG, mais especificamente no grupo de teatro da comunidade Divino Pai Eterno no bairro Morumbi.

Criada com o intuito de perpetuar a cultura junina na cidade de Uberlândia, reforçando os valores culturais de amor ao próximo, união e respeito.

A iniciativa da criação do grupo aconteceu após o 5º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia, quando alguns integrantes do grupo se encantaram pela dança e toda a carga cultural que ela carrega.
Grupo de Quadrilha Junina - Forrozarte.jpeg
Matutos do Sertão: (Uberlândia)
A quadrilha junina Matutos do Sertão nasceu no bairro Morumbi, composto essencialmente por jovens e adultos de 12 a 38 anos. Através dos ensaios do grupo além do fomento à cultura, estando assim realizando uma excelente função social ao oferecer aos nossos jovens espaços alternativos de lazer. O grupo fundado em julho de 2017 tem suas atividades no meio cultural diversificadas, contando com um grupo de quadrilha junina e diversas atividades no meio artístico como a dança do xaxado, coco e catira. Acreditam na formação social através da dança, e tem como objetivo levar cultura e alegria para as pessoas em todos os arraiais, para que a cultura não morra.
Grupo de Quadrilha Junina - Matutos do Sertão.jpeg
Num Só Piscar: (Distrito Federal)
A Quadrilha de Festejos Junino “Num Só Piscar” foi fundada no dia 25 de agosto do ano de 2000, tendo como base o grupo de jovens da Igreja Santa Luzia da Cidade de São Sebastião/DF. Criada com o objetivo de envolver os jovens e adolescentes em ações saudáveis e fomentar a cultura local, através da Música e das Artes Cênicas, levando alegria a toda comunidade e região do Distrito Federal.

Essas ações fizeram com que o grupo “Num Só Piscar” se firmasse no cenário tradicional local, e assim conhecida em todo DF pelo belíssimo trabalho executado por onde passa. Com o reconhecimento do trabalho através de ações estruturantes, a direção ao longo dos anos com o incentivo da população de São Sebastião, obteve aval para realizar o sonho de formalizar uma associação que levaria o ensejo da alegria da comunidade. Hoje o sonho virou realidade a Associação Recreativa “Num Só Piscar” foi criada! Para dar suporte a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e ajudar os dançarinos que chamamos carinhosamente de “Família Num Só Piscar”.
Grupo de Quadrilha Junina – Num Só Piscar.jpeg
Pequeninos do Sertão: (Uberlândia/Mostra Cultural)
O grupo nasceu em março de 2018 após participarem do workshop de Culturas Tradicionais de Uberlândia. Motivados e encantados pelas apresentações das diversas culturas, Folia de Reis, Catira e Quadrilha Junina, resolveram criar o grupo de quadrilha junina com o nome Pequeninos do Sertão. Fervorosamente se dedicam aos ensaios e contribuindo com a cultura popular quadrilheira em nossa cidade. Nos dois últimos anos o grupo se apresentou na Live Viva São João Dendicasa realizado pela Ação Moradia. Este ano o grupo comemora 5 anos e traz para a arena a temática, Criança quer ser feliz.
Grupo de Quadrilha Junina Mirim – Pequeninos do Sertão.jpeg
Prestenção Sô: (Uberlândia)

Nasceu no ano de 2020, no dia de Santo Antônio (13 de junho), a escolha do nome transmite sua essência, a intenção de serem pessoas melhores e construir uma nova família, uma nova história por meio da quadrilha. O sonho de chegar aos arraiais teve que ser adiado devido a pandemia de Covid-19. Mas em 2021 ainda em pandemia por meio das lives conseguiram dar início a quadrilha Prestenção Sô, participaram do 2º São João Dedicasa promovido pela Ação Moradia. Em 2022 fizeram uma pausa, pois as pessoas se encontravam ainda desanimadas ou receosas por conta da pandemia. Mas neste ano de 2023 com uma nova diretoria, vão se apresentar na Festa Junina da Ação Moradia pela primeira vez ao vivo.
Grupo de Quadrilha Junina – Prestenção Sô.jpegContemplando a cultura junina quadrilheira, o Festival conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, e apoio da União Junina Mineira, Federação de Quadrilhas Juninas de Minas Gerais.