Uberlândia será sede da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada

0

– Inscrições para a competição já estão abertas e podem ser feitas pela internet;
Pista Arena Race deve receber 120 pilotos e milhares de fãs durante os três dias de evento;
Prova acontece de 28 a 30 de julho e contará com mais de 20 categorias em disputa;

As inscrições para a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada 2023 estão abertas. Os pilotos podem se inscrever pela internet, por meio do site  https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/brasileiro-de-arrancada-2023-3a-etapa-0 até o dia 30 de julho de 2023, caso as 120 vagas disponíveis ainda não tenham sido preenchidas. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de julho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, 23 categorias estão disponíveis para a disputa.

Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, que chancela o campeonato, novamente escolheu a cidade mineira para sediar o evento, que será realizado pela M&L Produções na pista do Arena Race, considerada uma das cinco melhores do Brasil. A etapa conta ainda com o patrocínio da SudacreD Financiamentos e SudaseG Seguradora.

Segundo o presidente da Comissão Nacional da Arrancada da CBA, Fábio Félix Pascoal, o Arena Race conta com uma infraestrutura profissional que atende os requisitos de segurança da CBA, organizadora e supervisora do evento. “O nível dos carros que competem nesse Campeonato exige pistas com grande área de frenagem e uma excelente infraestrutura para receber os fãs, pilotos e equipes. Por isso escolhemos a cidade de Uberlândia para sediar a terceira etapa, já que a Arena Race é uma pista de alto nível”, comenta.

O Campeonato Brasileiro de Arrancada é disputado em quatro etapas, em 2023. A primeira foi realizada, em fevereiro, no Velopark (Nova Santa Rita-RS), a segunda em maio, no Race Valley (Tremembé-SP) e a última etapa está programada para setembro, no Paraná. Para Uberlândia, a expectativa da comissão organizadora é reunir em torno de 120 pilotos de diversos estados brasileiros, além de milhares de fãs da categoria.

O Campeonato Brasileiro de Arrancada
A arrancada é um esporte extremamente popular nos Estados Unidos e já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso, como a franquia bilionária Velozes e Furiosos.

A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores, por meio da qual automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201 metros, aproxime-se dos 300 Km/h, completando o trajeto em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros.

O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista do Arena Race, em Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem 4.000 cavalos de potência, o que equivale a mais de 50 veículos (modelo Fiat Uno), juntos.

No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções.

O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de quatro etapas realizadas em quatro pistas diferentes.

O Brasileiro será disputado em evento conjunto com os regionais e estaduais, e terá inscrição gratuita para os pilotos já inscritos na etapa local.

Algumas das categorias previstas pelo regulamento são STANDARD, STT, TST, TO, DS, DT-A Top, DT-A Light, DT-B, DT-C, TT-A, TT-B, FLD, FLT, TS, DRAG JUNIOR, DRAG LIGHT, XTM, PROMOD e 4X4. Cada uma delas é regida pelo Regulamento Campeonato Brasileiro de Arrancada 2023.

Etapas de 2023
Etapa 1 – 24, 25 e 26/02 – Velopark (Nova Santa Rita-RS)
Etapa 2 – 19, 20 e 21/05 – Race Valley (Tremembé-SP)
Etapa 3 – 28, 29 e 30/07 – Arena Race (Uberlândia-MG)
Etapa 4 – 22, 23 e 24/09 – (PR – pista a definir)

Saiba mais em: https://www.cba.org.br/campeonato/home/319/campeonato-brasileiro-de-arrancada

FICHA TÉCNICA – PISTA ARENA RACE
Extensão de aceleração: 1/8 de milha ou exatos 201 metros
Área de frenagem: 400 metros
Altitude: (do nível do mar) 845 metros
Tempo de construção: 4 anos

Serviço:
O quê: inscrições para a 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada
Quando: De 02/06/23 a 30/07/2023 (caso as vagas não sejam preenchidas).
Onde fazer: pelo site: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/brasileiro-de-arrancada-2023-3a-etapa-0