Grupo Luta Pela Vida celebra 27 anos de trabalho em prol do paciente oncológico

0

Somente em 2022, mais de 8.000 atendimentos de apoio social foram realizados, impactando milhares de pacientes

O dia 3 de junho marca a celebração do aniversário do Grupo Luta Pela Vida, instituição que surgiu com o propósito de oferecer bem-estar e melhores condições de tratamento a pacientes oncológicos de Uberlândia e região. A história que iniciou em 1996 e já chega a 27 anos, resultou na construção do Hospital do Câncer em Uberlândia e, recentemente, no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. Mas, além de possibilitar a criação e manutenção desses espaços dedicados a cuidar dos pacientes com câncer, ao longo dessa jornada também é oferecido amparo para as pessoas assistidas por meio do apoio social com doações de itens básicos, que impactam milhares de vidas.

O começo da história da instituição foi em uma pequena “casinha” no bairro Umuarama, e atualmente mais de 7.000 pacientes são impactados pela atuação do Grupo anualmente. O compromisso cresceu, o trabalho também, e alcançar os resultados atuais só é possível com o apoio da sociedade, como destaca o presidente do Grupo, Agnaldo Cunha. “O Grupo Luta Pela Vida completa 27 anos de muita dedicação, cuidado e desvelo ao paciente oncológico. Graças à confiança da população e o apoio de empresas parceiras, foi possível oferecer à comunidade um edifício pioneiro no Brasil, especializado em Cuidados Paliativos Oncológicos. Esta sensibilidade e este carinho nos motivam a continuar nosso trabalho incessante em prol de tão nobre causa”, declara o presidente.

Nestes 27 anos de história, com a solidariedade da população, o GLPV foi responsável por ampliações, construções, compra de equipamentos e melhoria na capacitação e humanização dos profissionais no Hospital do Câncer em Uberlândia, e desde o último ano, administra o Centro de Cuidados Paliativos. Como reconhecimento a causa, nos últimos cinco anos a instituição está entre as 100 melhores ONGs do país, sendo a única do terceiro setor do Triângulo Mineiro, além de ser reconhecida como a melhor de Minas Gerais em 2022 e possuir a nota A + no selo Doar. Para celebrar tantos momentos especiais e evidenciar o propósito da instituição, a campanha de aniversário de 2023 reforça que o Grupo Luta Pela Vida é a esperança de milhares vidas.

Além dos investimentos em infraestrutura, o Grupo também oferece o apoio social que beneficia inúmeros pacientes e suas famílias. Somente no último ano, a atividade do setor de Serviço Social, que identifica as necessidades e oferece auxílio com o fornecimento de itens básicos por meio do Balcão de Doações, fez mais de 8.000 atendimentos que resultaram na destinação de 63.396 litros de leites, 988 cestas básicas, 4.860 latas de suplemento alimentar e 857 unidades de lenços, toucas e turbantes doados, entre outras entregas.

Para contribuir na luta contra o câncer, o Grupo Luta Pela Vida conta com diversas formas para a população que deseja fazer doações em prol dos pacientes oncológicos. Esses canais podem ser conferidos no site grupolutapelavida.org.br/como-ajudar/. Também é possível acompanhar a continuidade dos trabalhos prestados pelo Grupo pelas redes sociais (InstagramLinkedIn e Facebook).